25 de dezembro de 2012

O Natal de Poirot por Agatha Christie


Autora: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520923603
Ano: 2003
Páginas: 223
Classificação:  

Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho...

Natal. Tempo de paz, amor e fraternidade. Época pouco propícia para um crime, certo? Para Hercule Poirot não. Vou contar uma coisa pra vocês: Agatha Christie era uma mulher danada. 

Pra quem não sabe, ela fazia parte de um clube de escritores que tinha entre o juramento dos membros desse clube "nunca esconder alguma informação importante do leitor nos livros"; mas nos livros dela você pode descobrir partes da história com as informações que ela lhe fornece, mas se não tiver um pouco de criatividade e, em alguns casos, uma informação extra - coisas de conhecimento geral, como costumes locais de cada país - você não consegue chegar ao verdadeiro assassino nem por um milagre!
Eu, depois de ler tantos livros dela, já consigo chegar ao assassíno em alguns livros, pois já sei como ela pensa; ou melhor, pensava. Mas o método utilizado pelo assassíno... isso eu acho que não vou conseguir descobrir com precisão nunca!!!!

Em relação ao livro, a sinopse já traz muitas informações, mas vamos montar melhor o cenário pra você: 
Simon Lee, é o patriarca da família, mas ele não é um bom velhinho. Muito pelo contrário, ele é o típico homem que passou a vida toda tendo milhares de amantes e conseguiu uma fortuna em diamantes quando esteve na Africa do Sul; mas no final da vida se viu inválido e sem descendentes à altura dele, visto que ele vê todos os filhos como fracos. Os filhos dele não o suportam, mas são surpreendidos quando ele os convida para passar o Natal na antiga mansão da família. 

Quando toda a família esta reunida, eles escutam um barulho de móveis caindo no quarto de Simon Lee e quando chegam na porta do aposento, o mesmo esta trancado. Quando eles arrombam a porta, encontram o velho morto, o quarto revirado e cheio de sangue (como um matadouro mesmo!). As janelas estão fechadas por dentro e a porta estava trancada. Como então, o assassino conseguiu sair do quarto? Quem matou Simon Lee? Será um dos familiares? 

Vou dar uma dica: Prestem muita atenção no interrogatório para descobrirem o assassíno; o segredo esta no sangue...

19 comentários

  1. Olá meninas!! Realmente não poderia ter sido outro livro, nada melhor que um Natal em companhia da Rainha do Crime e seu melhor detetive. Este livro é ótimo, e as pistas estão nos menores detalhes.

    Feliz Natal!!!

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Já li,mas aproveitei para reler 2 no domingo: A Aventura do Pudim de Natal ,e O Natal de Poirot.
    Agatha é uma das minhas escritoras prediletas,amo os livros,tenho coleções de livros,filmes,objetos...
    “Desejo um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, que Deus proporcione muito Amor, Saúde, Paz e Felicidades.
    Que a magia da noite de Natal transforme seus sonhos em realidade.”

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Agatha, é uma das minhas autoras preferidas.
    Ser britânico é quase que um cartão vip para estar entre meus favoritos.

    Concordo com as observações sobre as revelações dela.
    Gosto muito de um livro, (pausa para buscar qual o nome, sou péssima para lembrar títulos)Cipreste triste! Curto muito o desenlace da história.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada de Agatha... Acho que ainda não me bateu aquela vontade e curiosidade pra ler alguma coisa. Sei que a mulher é O CARA, mas sei lá...
    Adorei a resenha e mesmo não tendo lido, sei como a mulher é fera nesse lance de mistério hehehe

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  5. Aaaah, li tantos livros da Agatha na minha adolescência, mas nunca descobri o assassino! Seria minha inexperiência de vida ainda?
    Como são deliciosamente divertidos os livros da autora e como ela cria detalhes com maestria! Sou fã dela, apesar de nunca mais ter lido... a gente sempre passa livros na frente dos clássicos - pelo menos eu - acontece com vcs?
    Adorei sua lembrança, este clássico de investigação ambientado no Natal é muito instigante - e atual.

    ResponderExcluir
  6. Eu já li esse livro *-* E fiquei com muta raiva no final pois o assassino é alguém que se quer cheguei a suspeitar =S Amooo Agatha acho ela demais mesmo!!Os livros dela me prendem totalmente..VALE MUITO A PENA LER OS ROMANCES POLICIAS DELA e se divertir tenatndo descobrir quem matou quem, o que eu nunca consigo!!rsrs Bjus

    ResponderExcluir
  7. eu nunca li nada da agatha
    sempre fui curiosa pra ler, mas nao sei pq ainda nao fiz isso.
    eu acho super chato descobri o asssassino logo
    ashuasuhhuhua pq gosto de livros em que eu seja surpreendida, uma vez li um que mal ja tinha acontecido a morte ficou obvio demais e era mesmo a criatura q tinha matado

    ResponderExcluir
  8. minha amiga adora Agatha! mas nunca li nada dela, mas tenho vontade e esse livro parece ser ótimo!


    beeeijo!
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda preciso ler esse livro, parece ser incrível! :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Ah parece um livro super interessante eu gosto de mistérios mas ainda não li nenhum livro dela só vi o anime hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Adoro Agatha Christie, acho fantásticos os livros dela.
    Esse ainda não li, mas fiquei com muita vontade.
    :)

    ResponderExcluir
  12. Admiro muito vocês, que conseguem descobrir os assassinos da Agatha Christie. Tudo bem que eu só li 2 livros da autora e não cultuo muito com romances policiais, mas sou tremendamente obtusa para desvendar mistérios. Já leu "O Assassinato de Roger Ackroyd"? Muito bom!
    Bacana a resenha. E a dica, claro. hahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Ah, não dá dica! rs... Ainda bem que não tenho esse, dá tempo de esquecer!! hehe... Nunca consegui descobrir o assassino num livro da Agatha Christie, mas amo isso nela. Não sei se com mais leituras vou desenvolver essa habilidade como você, rs, espero que não, até gosto quando ela me tapeia.

    ResponderExcluir
  14. Sou muito suspeito pra falar da Agatha Christie, pois sou mais um dos fãs que essa dama do crime tem. Fico impressionado com a criatividade dela. Já tinha ouvido falar dessa história, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Posso dizer que fiquei bastante curioso pra conhecer mais essa trama dela.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada dela, mas acho que vou gostar muito de seus livros, não gosto de livros de assassinato.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Os livros da Agatha são de deixar o leitor tenso e ansioso, uma leitura envolvente e apaixonante pra quem gosta de romance policial claro!!
    Esse acho que vale a pena ler... como todos dela. *--*

    ResponderExcluir
  17. Tenho muita vontade de ler algo da Agatha Christie... Adoro esse estilo de livro.

    ResponderExcluir
  18. Eu já não tenho muita vontade de ler Agatha Christie, mas gostei da história desse livro.

    ;)

    ResponderExcluir
  19. Peguei um troço de não ler livros dela de jeito nenhum, mas resenhas ainda confiro. Quem sabe isso não passa um hora né? Bem legal esse livro, tem jeito de ser daqueles que você não larga até acabar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥