25 de janeiro de 2013

A Terra & as coisas por Alexandre Alves


Autor: Alexandre Alves 
Editora: Fundação Biblioteca Nacional 
ISBN: 9788591281411
Ano: 2012
Páginas: 147
Classificação:  
A Terra & as coisas envereda e abrange situações do cotidiano desde azeitonas, cachorros, escadas e fotografias, até terminologias usadas em nossa língua portuguesa como falácias, prosopopeias e proparoxítonas, num contexto metafórico com o intuito de nos remeter à realidade. O conjunto da obra dá mostras da sua diversidade e o objetivo é a provocação do pensamento, do imaginário,e ao mesmo tempo, permitir ao leitor uma pequena escapada das suas rotineiras preocupações diárias.

Esse é o segundo livro de Alexandre Alves, e assim como o primeiro - Coisas da Terra - este traz uma seleção de contos e crônicas sobre assuntos do nosso cotidiano. 
Ao contrário da primeira publicação, onde o tom que imperava era o humor, nesta percebemos o amadurecimento da escrita do autor, porém, o que mais chamava a atenção, que era justamente as "sacadas" ao estilo Veríssimo, presentes no primeiro livro, são deixadas de lado na maior parte deste exemplar.

Devo destacar contos muito bons, quando o autor resolve divagar sobre nossa língua portuguesa, passando pelo alfabeto até o pingo do "i". Aliás, alguém sabe por que botamos pingo no i? Eu descobri neste livro...
Outro conto muito bom é quando ele resolve visitar um restaurante chique de São Paulo e pede uma mesa próximo a janela para apreciar a vista. Ao se sentar, ele se depara com o Rio Tiête (quem não conhece, é um rio tomado pela poluição que fica bem no meio da cidade de São Paulo) e começa a lembrar de um restaurante no meio de Goiás, com chão de terra batida e uma vista maravilhosa... uma bela crônica. 

A capa deste livro também me agradou muito mais que a do primeiro livro, mas acaba sendo incoerente com o conteúdo: a capa alegre esta no livro mais sério; a capa séria esta no livro que tem mais pitadas de humor. 
No final do livro, temos um conto que nos remete ao terceiro livro que o autor afirmou, em Entrevista Concedida ao Perdidas na Biblioteca, que deverá lançar em 2013 - Entre Vidas

Enfim... a intensão, pelo que pude perceber, era fazer com que o leitor parasse para refletir sobre as coisas que nos cercam, de modo mais crítico. Porém, ao meu ver, as crônicas cumprem esse papel utilizando o humor e boas tiradas, e acho que isso ficou faltando um pouco neste livro. Por isso, a nota 3. 


37 comentários

  1. Parabéns ao blog pela divulgação de liros nacionais e também para o Autor Alexandre Alves Um livro que tem algo para acrescentar à nossa cultura,uma leitura diferente na forma de usar contos e crônicas sobre assuntos do nosso cotidiano.
    E a parte em que o autor divaga sobre a língua portuguesa, passando pelo alfabeto até o pingo do "i" deve ser interessante e o humor completa para tornar uma boa dica de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Agora fiquei curiosa para saber porque colocamos pingo no "i". Nunca tinha parado para pensar nisso. O livro parece bem interessante, diferente.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero saber o porquê do pingo do i..
    gostei da resennha.. \0/

    ResponderExcluir
  4. A capa é linda, mas não sei se leria já que o livro é de crônicas e contos ;/

    beeeijo!

    ResponderExcluir
  5. é um livro da capa legal, talvez bem reflexivo e tals, me faria gostar um pouco
    mas nao sei se leria sabe

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei da capa!
    Fiquei super curiosa sobre o pinto no "i".

    ResponderExcluir
  7. Não gosto muito de livros de contos mas esse do Alexandre me deixou com vontade de ler...A capa é linda amei!!Bjus

    ResponderExcluir
  8. Não sei se leria esse tipo de livro porque não faz meu estilo... Mas, quem sabe né!? A capa é fofa! *-*

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei da capa.. Mas, a história não chamou a minha atenção..

    ResponderExcluir
  10. Gosto de livros de contos e crônicas, pois a leitura é geralmente mais rápida, leve e divertida. Uma pena que esse segundo volume não foi tão bom quanto o primeiro.

    Seguidor: DomDom Almeida
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã de crônicas e contos, não é muito do meu agrado. Talvez eu leria se o tivesse já, mas não compraria.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei curiosa sobre a história do pingo no i, mas não fiquei com vontade de ler todo o resto do livro.

    ;)

    ResponderExcluir
  13. Parece ser uma boa ideia, mas sei lá se leria...gosto mais de histórias com muita história...

    ResponderExcluir
  14. AS ideia para a história do livro parece ser boa.
    Mas não sei se eu leria.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. ótima resenha, quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
  16. É sempre bom ler livros nacionais. Gostei do livro, faz tempo que não leio crônicas.

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de ler crônicas e contos!
    Preciso ler esse livro...

    ResponderExcluir
  18. Adorei a proposta deste livro e seus comentários me deixaram encantada com ele. Não pensei que fosse tão interessante assim. Gostaria muito de ler este livro e me deliciar com os contos nele. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. A principio não fiquei muito interessada, mas sua resenha me deixou curiosa!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Livros de contos são assim mesmo, alguns contos bons e outros ruins, espero que os bons tenham conseguido suprimir os ruins. Gosto deste tipo de livro pra ler nos intervalos de outros mais intensos ou seja um golinho de cada vez. Gostei!

    ResponderExcluir
  21. Nao gosto muito de ler crônicas mas talvez eu possa abrir uma exceção...

    ResponderExcluir
  22. Confesso que me interessei pela capa e só então pelo livro em si! hahahaha Quem nunca? Adoro contos/crônicas e com certeza ele entrou para minha wishlist!

    ResponderExcluir
  23. Confesso que me interessei primeiro pela capa do livro e só então pela resenha! hahahah Quem nunca?? Adoro contos/crônicas e com certeza este livro entrou para minha wishlist apesar de não conhecer o autor.

    ResponderExcluir
  24. Inclui na minha lista de leitura desse ano.
    João Franco // BLACK ★ STAR
    http://theblogblackstar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Achei a capa uma fofura *-*
    Crônicas são sempre muito lindas e cativantes. Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  26. Tá aí uma pergunta que nunca passou pela minha cabeça: porque colocamos o pingo no "i"
    O.o
    Agora tenho que comprar o livro só para saber aushauhsau fiquei bem curiosa!
    Diferente de você, eu não curtir a capa achei estranha e sem qualquer atrativo.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  27. Agora eu tô muito curiosa com o pingo do 'i', vou tentar ler , novos livros brasileiros pra minha vida kkk tô precisando!!!!

    ResponderExcluir
  28. Crônicas são textos que chamam muito minha atenção, mas faz tempo que não leio nada do gênero realmente bom. Talvez por isso a resenha me cativou, o livro parece muito bom. Só que preferiria ler o primeiro, porque curto toques de humor, deixam a leitura mais leve.

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Pingo do ' i ' kkk! heis o mistério :p

    ResponderExcluir
  30. Não é meu estilo favorito de leitura, mas adorei a capa! *-*
    Beijos ;*

    http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Um livro que nos dá o que pensar, nos faz refletir sobre nossa vida, adorei ler...

    ResponderExcluir
  32. Adorei a capa, gosto muito de crônicas e já li muitos livros nacionais nesse ritmo, então seria um livro que me agradaria.

    Beijos da Lua!
    tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Nao sou muito fãn de contos, o motivo nao sei, entao no momento eu passo esse livro.

    ResponderExcluir
  34. Aprecio um bom conto e uma boa crônica. Tem gente que já nasce dominando esses gêneros, incrível. Quando encontro alguém com esse talento não largo mais. A capa é fofa, espero que o conteúdo seja tão encantador quanto ela.

    ResponderExcluir
  35. Goste da sua resenha, mais acho que não é um livro que var me agrada, mais essa coisa de refletir sobre as coisas que nos cercam, de um modo mais crítico, me chamou atenção pois me identifiquei nisso, porque eu sempre presto muita atenção nos pequenos de talis da vida, que muitos não prestam.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥