4 de julho de 2013

A Garota de Papel por Guillaume Musso


Autor(a): Guillaume Musso
ISBN: 9788576861584
Editora: Verus
Ano: 2012
Páginas: 350
Classificação:
A garota de papel conta a história de Tom Boyd, o escritor do momento. Os dois primeiros volumes de sua Trilogia dos anjos já venderam milhões de exemplares e colecionam fãs no mundo inteiro. Mas, ao perder seu grande amor, Tom cai em uma profunda crise criativa e se sente incapaz de escrever uma única linha do esperado último livro da trilogia, recorrendo à bebida e às drogas para aliviar sua dor. Certa noite, uma misteriosa mulher aparece em sua casa e afirma ser Billie, personagem de seus romances, caída da página do livro para o mundo real por causa de um erro de impressão no segundo volume da trilogia. Se Tom não voltar a escrever, ela morrerá. Juntos, eles saem em uma fabulosa jornada ao longo das costas californiana e mexicana para tentar recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração. O que ele nem desconfia, porém, é que o destino é caprichoso e talvez as coisas não sejam como ele imagina... A garota de papel é uma história de amor e suspense que transcende a ficção, uma aventura romântica e bem-humorada que se desenrola no encontro entre o real, o imaginário e o fantástico.

Tom Boyd é um dos mais famosos escritores do mundo. Tornou-se conhecido após publicar seus dois primeiros volumes de sua Trilogia chamada "Trilogia dos Anjos" que venderam milhões de exemplares ao redor do mundo, mas nem sempre sua vida foi flores. Passou uma adolescência difícil e cheia de dificuldades numa comunidade pobre e violenta, no qual passou por situações muito difíceis, mas desde jovem sempre teve seus amigos, Milo e Carole, que dividiram a mesma adolescência difícil no mesmo bairro e juntos, cresceram profissionalmente e conseguiram uma vida melhor e é claro, continuaram amigos.

A vida de Tom ia muito bem até sofrer uma separação repentina de seu até então grande amor, Aurore. Uma pianista francesa consagrada e conhecida em todo o mundo. Após achar que o seu relacionamento não poderia estar indo melhor, eis que Aurore termina sem maiores explicações e Tom vê sua vida desmoronar a sua frente. Devido ao fato de achar que sua vida não faz o mínimo sentido sem Aurore ao seu lado, Tom se entrega as bebidas e as drogas e alega não ter a mínima capacidade e vontade de escrever seu último volume de sua trilogia, mesmo que seus leitores e editora estivessem aguardando o desfecho da história ansiosamente.

Seus dois amigos entram em desespero ao ver Tom morrendo aos poucos a cada dia e tentam de tudo para tirá-lo da depressão, mas já não sabem mais o que fazer. E é quando todos menos esperavam, que algo totalmente inacreditável acontece: Certa noite, uma mulher aparece na casa de Tom alegando ser a personagem de seu livro, Billie, e que foi parar ali por ter caído de uma página de seu livro devido a um erro de impressão no segundo volume de sua trilogia.

É claro que nem Tom, nem Milo e nem Carole acreditam em tamanho absurdo, mas com o tempo, Billie vai mostrando ser mesmo a personagem do livro e faz uma revelação devastadora: Caso Tom não escreva o último volume de sua trilogia, Billie não conseguirá voltar para o mundo imaginário e morrerá aqui, no mundo real já que não pertence a este lugar.

A fim de motivar Tom a escrever seu último volume, Billie promete ajudá-lo a recuperar o amor de Aurore e em troca, o mesmo termina sua trilogia ajudando-a a voltar para o seu mundo. Juntos, Tom e Billie vivem as mais completas e incríveis aventuras a fim de tentarem cumprir o que um prometeu ao outro. Mas o destino mostra que nem sempre as coisas são tão fáceis de se resolver e que tudo pode sair do controle quando menos se espera.

A Garota de Papel é um livro que mistura da forma mais simples e ao mesmo tempo complexa, fantasia e realidade. Com uma escrita leve e divertida, consegue tornar a fantasia algo quase que palpável e nos envolve de tal forma que é possível sentirmos como se tudo aquilo fosse totalmente possível de acontecer.

O livro é contado em primeira pessoa sempre que Tom está narrando, e contado em terceira pessoa quando estamos na visão de seus amigos e de Billie. No início, é um pouquinho difícil se acostumar com esta mudança de tempo verbal, mas com o tempo, é possível se habituar com facilidade. Os personagens são incríveis e a Billie é muito divertida. Perdi as contas de quantas vezes gargalhei com as coisas que ela falava.

O final é totalmente surpreendente e me vi falando comigo mesma: "Como é que é?". Me apaixono por livros que me surpreendem quando menos espero e este foi um destes livros. Da metade em diante o livro é adrenalina pura e a impressão que se tem é que aquilo não vai acabar nunca mais, só com você tendo um ataque cardíaco.

Mas vocês devem estar se perguntando o por quê da nota ter sido quatro... Eu explico: Achei o início do livro até a sua metade bem clichê e em alguns momentos monótono. As vezes parecia que eu estava vendo um filme da "Sessão da Tarde" (não que eu tenha alguma coisa contra essas histórias), mas não via nenhuma novidade e nada que me cativasse na leitura até chegar a sua metade, que tem uma reviravolta impressionante.

A diagramação é ótima e a cada início de capítulo somos presenteados com frases dos mais variados escritores. Todas estas frases voltadas para o que encontraríamos nos capítulos a seguir. A capa é lindíssima e totalmente a ver com a história do livro. Melhor e mais perfeita impossível.

Se você gosta de um livro que misture da forma mais divertida, sarcástica e melancólica possível, fantasia e realidade e o melhor... Adora ser surpreendido, este é o livro certo.

Um beijo!

13 comentários

  1. Vi tão pouca coisa desse livro. Agora que lembrei de novo...
    Até que é bom não é? A trama dele é bem interessante, gostei dela e acho que iria gostar se lesse. Tem tudo que gosto em um livro, então é uma boa dica mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro: Eu adorei a capa; segundo: Adoro fantasias e "trazidas para o mundo real", então!; terceiro: sua resenha está mais que convidativa para ler o livro; quarto: eu preciso desse livro!!!

    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. que livro lindo *-8
    adorei o contexto da história! Além da capa ser MARAVILINDA haha
    estou bem curiosa para conhecer a história do Tom haha
    beijos

    ResponderExcluir
  4. A história desse livro é bem diferenciada, um personagem que sai de dentro do livro?! Achei bem legal, pena que vc citou que algumas partes estavam um pouco clichê e monótono, mas depois com todas as reviravoltas acho que isso passou né?!
    Não fazia ideia da existência desse livro, e apesar da história ser bem interessante eu não sei se é um livro que eu leria...

    ResponderExcluir
  5. Estou querendo muito ler esse livro *-*
    Já li tantas resenhas positivas que sobre esse livro, que já coloquei ele na minha lista de livros desejados ;)
    Parabéns pela resenha

    ps: tem resenha nova lá no Escuta Essa ;)
    http://escutaessa.blogspot.com.br/2013/07/resenha-as-regras-da-seducao-madeline.html

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. cara parece um livro mt bom. estou curiosa para ler .w. pena q nao tenho espaço para por livros no momento ashuashuasha ando sem rpevisão de comprar livros novos.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, adorei a capa e gosto muito quando livro surpreende.
    Já li alguns livros que no comecinho achei que não ia dar certo e depois deslanchou, valeu a pena.
    Outra gostei do enredo, ótima dica de leitura.

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro e adorei!!!
    Quem de nós leitores fanáticos não queria que o personagens escorregassem das paginas para a realidade!! ♥
    Me fez até sonhar agora rsrsrsrs
    Fora que a historia parece ser bem romântica e dramática ao mesmo tempo!! ♥
    Tai gostei a capa também é bem fofa!!
    Parabéns pela resenha meninas
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Gosto de um livro com "fantasia realista", nunca havia lido uma resenha sobre este. Não sei se consigo ler um livro que até a metade nada é cativante na leitura, claro que isto é um ponto de vista e talvez eu goste da historia. Quem bom que o livro tem uma reviravolta. Com certeza este é um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  10. Olá gostei da estoria, é bem legal quando o fim surpreende agente né, ah tem final feliz? hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Oiie
    Eu gosto d livros d fantasia..
    Achei essa capa do livro muito bonita, desde a primeira vez q eu vi..
    mas o q nao me agradou logo de cara, foi o nome do livro.. acho um pouco clichê, e vi na resenha q grande parte do livro tbm é né... =/
    isso nao me agrada..
    Não to muito a fim d ler esse livro, qm sabe eu nao mudo de idéia né..

    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  12. Achei a premissa desse livro muito boa e diferente. Final surpreendente?!Só fez aumentar minha vontade de ler o livro, pois sempre gosto de ser surpreendida em minhas leituras.Bjo

    ResponderExcluir
  13. Eu sinto vontade de ler este livro. Alguns falam bem e outros mal, mas sempre tive curiosidade. Parece ser uma leitura interessante.
    E se o final agrada, eu gosto.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥