11 de julho de 2013

O Baú de Maldições por Ant Lima

Autor: Ant Lima
Editora: Clube dos Autores
ISBN: Não tem.
Ano: 2012
Páginas: 207
Classificação: 
Quando a curiosidade fala mais alto que o temor nós podemos estar arriscando num território desconhecido, algo que não compreendemos, colocando nossa vida em jogo... No baú de maldições o terror anda lado a lado com a curiosidade e a sua imaginação. Os mistérios foram fechados. O baú foi trancado. Resta saber se você, leitor, está preparado para abri-lo e descobrir o que nele é guardado!


Eu posso estar errada, mas quando recebi este livro eu imaginava histórias de terror. Até tem terror, mas a impressão que eu tive é que as histórias são muito curtas. 
Quando o negócio começa a esquentar... ela acaba de forma abrupta. 
Ex: Cinco amigos estão voltando de um show. Durante a viagem, o motorista percebe que ficou sem gasolina no meio da estrada (típico). Ele e a namorada avistam uma casa e decidem ir até o local para pedir ajuda. Seus amigos estão adormecidos dentro do carro, mas seria imprudente ir até uma casa no meio do nada, à noite, sozinhos. Por isso, eles acordam os amigos e pedem que eles esperem 15 minutos no carro. Se eles não voltarem dentro desse período de tempo, é por que alguma coisa aconteceu. O casal, então, se dirige até a casa para pedir ajuda. 
Só que os amigos voltam a dormir e quando acordam percebem que já se passou uma hora desde que o casal saiu. Eles decidem ir atrás deles e entram na casa. Quando eles se dividem pra procurar os amigos desaparecidos, um barulho estranho chama a atenção de um deles. Ele vai checar o barulho e encontra os corpos do casal no chão, o outro amigo pregado em um cruz e o corpo da outra amiga carbonizado na lareira da casa. 

Aí esta o primeiro problema deste livro. A graça de ler terror é a descrição do medo dos personagens; o clima de suspense e mistério; a sensação de ser observado; essas coisas... mas isso não existe neste livro, pois o corte de uma cena para outra é abrupta. Como o amigo foi parar na cruz? Como a amiga foi parar na lareira? O conto não foca no desespero, no terror dos outros personagens. Ele não descreve nada! Não diz como aconteceu. O conto não se desenvolve, ele apenas diz que isso aconteceu, pronto e acabou. Cadê o terror? Cadê a expectativa de torcer pro personagem pra que ele consiga se livrar das garras do mal e sobreviver? Não tem!!!
Se ele desenvolvesse mais as histórias, talvez eu sentisse um pouco de medo. Talvez...

O segundo problema são os inúmeros erros de português, concordância e repetições. Aonde deveria ser colocado um ponto, tem um vírgula; aonde a palavra deveria ser do gênero masculino, ela é feminina; e por aí vai... 
Eu fiquei em dúvida se o livro estava mesmo em português...

Já começa pela introdução do escritor sobre o livro. Em vez de Olá, ele escreve Hola (espanhol?) Mas o autor não é brasileiro? Ant Lima não é o nome artístico de Antônio Lima?
Estou confusa... por quê raios então é Hola?!

Esses inúmeros erros dificultam a leitura, pois você precisa ficar voltando o tempo inteiro pra entender o real sentido da frase. 
O livro tinha potencial, mas são tantos os problemas, que você acaba perdendo o interesse e a paciência com a leitura. Sinceramente? Acho que não custava nada uma revisão pra consertar os erros e desenvolver mais as histórias.... 

Outro problema é a diagramação. Sabe-se lá por quê, o livro é diagramado para a esquerda, o que deixa muitos espaços em branco entre as palavras. Custava justificar o texto? Além disso, a página fica feia e bagunçada.  

Eu tirei uma foto de uma página para que vocês tirem as próprias conclusões... 

Erros de português e diagramação do livro. Tudo em apenas uma página...

18 comentários

  1. Já ouvi muito falar do livro do Ant Lima, mas nunca li. Já vi inúmeras propagandas dele e vários fãs do autor dizendo que é um ótimo livro, mas fiquei receosa após sua resenha =\

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, que o meu é diferente O.O A diagramação foi feita, ambos os lados estão retos e livre dos erros presentes nesta foto. Além disso, achei um livro criativo. Beijos.

      Excluir
    2. Adquiri um exemplar deste livro e não encontrei os erros da foto, e outras leitoras do Ant Lima estão postando fotos dos seus exemplares, e todos isentos de erros de diagramação e concordância da foto. E tenho convicção de que o autor é criativo e dedicado, basta procurar seus textos públicos na internet para perceber. Respeito a resenha e o blog, mas no meu livro não está assim. Beiião.

      Excluir
  2. Nossa! Já peguei livros que não gostei, mas era porque eu não estava preparada para as histórias ou para a escrita do autor. Nunca peguei um livro como este tão cheio de defeitos. Pelo que você falou existe uma total desconsideração com o leitor, tanto pela escrita como pela formatação. Pelo menos, parece que a capa dá para alguma coisa, né.

    ResponderExcluir
  3. cara quando li a página do livro fiquei sem ação.
    que troço foi esse?
    definitivamente se eu fosse ler esse livro eu nao curtiria
    vou deixar quietos os outros comentários que iria fazer

    ResponderExcluir
  4. Faltou um cuidado melhor com o livro, ein? :( Tenho visto muitos autores que, pela ânsia de publicar RÁPIDO, não querem perder algum tempo revisando. A conclusão é que o livro fica com esses erros grotescos. Complicado...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Caramba *--*. Concordo totalmente, pra sentir o terror tem que ser uma descrição mais intíma, se ficar pulando pra outra cena, e fazer uma coisa tão fria é sem graça, e sinceramente nem eu enquandraria no gênero. Confesso que ri demais lendo sua resenha, não devia ser engraçado, mas acabou sendo porque são tantos erros ridículos, erros demais até. De fato essa diagramação tá muito mal feita, parece ter sido feita no office por uma pessoa que não sabia usar direito...
    Até hoje eu não entendo o que é Clube dos Autores, eu vejo a logo em blogs mas não sei nada. É uma editora??? Ou um grupo de apoio aos autores que estão começando??

    ResponderExcluir
  6. Nossa, o que é isso meu Deus? Só nessa página achei mais de um erro! Realmente não custava nada dar uma boa revisada no texto...

    Beijokas da Mylloka
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  7. Que troço bizarro!
    Como um livro é publicado assim? Não tem revisão? Porque de propósito num pode ser, né?

    ResponderExcluir
  8. Hum foi tenso ler esse livro então né, bem eu já não gosto de terror e com tanta falha assim prefiro nem ler hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Muito triste encontrar erros em um livro né =/
    Me desanima totalmente quando isso acontece!!
    Pela sua resenha ficou claro pra mim que não é meu gênero gosto de historia bem desenvolvidas que fazem as sensações e emoções aflorarem a ponto de vc parecer ser parte da historia!!
    Uma pena mesmo!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiie
    Nossa, em uma pagina, ja deu pra ver q derrota é esse livro.. rs
    Detestooooooo texto que nao esteja justificado, quase morria na facul quando alguem deixava passar isso.. definitivamente, nao conseguiria ler.. nem quero...
    Gostei da capa, mas depois de tudo q vc falou, nem rola, da ate revolta..rs

    bjnhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada do autor. Pela capa e o título dá a pensar que vem muito terror por ai.
    Que pena que decepcionou, li a página e fiquei abismada, acho que nem daria continuidade nessa leitura, ruim demais :(

    ResponderExcluir
  12. Minha vida universitária me fez ter pavor de textos não justificados, fica horrível alinhado na esquerda. Se o livro todo é como o exemplo que você deu, realmente não é algo que cause nenhum tipo de emoção. Ficou parecendo que alguém esta contando a historia de algo que aconteceu para outra pessoa, como um fato corriqueiro. Erros de português são até toleráveis desde que não atrapalhe a fluência da leitura. Me parece um livro que tinha tudo para ser bom, mas não é por um conjunto de fatores, tudo de errado que pode acontecer em uma publicação parece que aconteceu.

    ResponderExcluir
  13. Esse não conhecia e pelo jeito não estou perdendo nada.
    A sinopse não chamou atenção, nem sei se leria...

    ResponderExcluir
  14. Gente, nessa página que você postou além de erros de português falta muita concordância e pontuação devida. Misericórdia!
    Perdi o total interesse que por acaso eu poderia ter com o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da uma olhada na pagina do livro de uma leitora, é totalmente diferente! pic.twitter.com/VQyokmydRa bjos!

      Excluir
  15. Pelo que li na página, o livro é de comédia, certo? Nem suspense para o próximo erro tem.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥