6 de agosto de 2013

O Advogado da Vida por Jean Postai

Autor: Jean Postai
Editora: Novo Século
ISBN9788576797794
Ano: 2012
Páginas: 416
Classificação: 
Quando começa o direito à vida? Essa pergunta fica quase impossível de ser respondida quando o médico Arthur Galanidel é preso por supostamente realizar abortos ilegais em sua clínica, inclusive em uma menor de idade. O advogado David é escalado para defender o caso, sofrendo a pressão da imprensa e da sociedade, que discutem se uma mulher tem ou não o direito de abortar e se o médico é ou não um criminoso. Será que David conseguirá convencer os jurados a inocentar o médico? Em quais situações é permitido a uma mãe optar por dar ou não à vida a seu filho? Neste emocionante thriller jurídico, as perseguições, tramas e provas são misturadas a todo momento, criando um romance fantástico, de tirar o fôlego. Tudo isso para, no final das contas, o caso ser julgado por sete jurados que decidirão onde começa e até onde vai o mais fundamental dos direitos: o direito à vida.

Esse é um daqueles livros que não basta ler a história pra saber o final. Tem que parar pra pensar!
Tudo começa quando um casal de jornalistas resolve se passar por pacientes em um clínica de obstetrícia e insinuam ao médico que os atende, que eles desejariam realizar um aborto.
O médico, muito famoso na cidade pois era médico de várias celebridades, afirma ser possível fazer o aborto, e que ele realiza esse tipo de procedimento por ideologia, pois acredita que a escolha de se a criança deve nascer ou não é da mãe. Afinal, do que adianta botar uma criança no mundo se você não pretende cuidar dela? Se você não a deseja e com isso, provavelmente, a tratará mal ou pior, deixará que o mundo trate de cuidar dela?

O que o médico não sabia era que ele estava sendo gravado por uma câmera escondida e que ele estamparia a capa do jornal na manhã seguinte.
A notícia teve grande repercussão e logo apareceu uma mãe, com sua filha menor de idade, que afirmava que o médico havia feito um aborto na menina, e que a menina gostaria de conceder uma entrevista para o jornal. Além disso, elas iriam entrar na justiça contra o médico.

O médico, obviamente, é preso. Como ele não construiu uma família ao longo da vida, ele recorre a um sobrinho (sim, esse é o parente mais próximo que ele tem), que ele não vê desde pequeno para ser o advogado dele no processo que ele responderá pela realização de abortos.
Poderá um advogado inexperiente provar que um médico de renome é inocente das acusações prestadas contra ele?

Vocês conhecem um seriado chamado Law and Order? Se você não conhece, clique aqui.
Se você conhece, vai entender perfeitamente o que eu vou dizer.
Esse livro é Law and Order!!! Mas eu vou explicar um pouquinho mais...

O livro é dividido em duas partes, assim como o seriado. Primeiro, o advogado precisa recolher as provas para montar a defesa do médico, e isso requer pesquisa; entrar em contato com pessoas; visitar um clínica clandestina de abortos em um favela... mais do que encontrar provas que sustentem os argumentos que ele pretende apresentar no tribunal, essa parte serve para que o advogado defina de que lado ele esta: do lado da igreja e da maioria da sociedade que condena as atitudes do médico; ou do lado dos mais liberais que defendem um debate sobre o tema, pois acreditam que a descriminalização do aborto garantirá as mulheres condições básicas de higiene e segurança, já que elas irão fazer o aborto de qualquer forma. Não seria melhor que fosse feito com médicos experientes, ao invés de com remédios perigosos ou coisas piores?
Além disso, os países mais desenvolvidos, são justamente os de adotaram a descriminalização desta prática.

Depois que passamos dessa fase de recolhimento das provas e do debate interno que se forma na cabeça do advogado, passamos para a melhor parte: o tribunal.
É aí que o bicho pega...

Eu não vou enganar vocês... eu tive que interromper a leitura. O tema é muito complexo e pesado, tornando a leitura densa. É impossível você passar pelo debate interno do advogado; ouvir os argumentos e contra-argumentos das testemunhas que vão aparecendo ao longo da pesquisa e não se perguntar de que lado você esta. Por isso, eu tive que parar... ler algo mais leve... dar um descanso pro cérebro... e só depois retomar a leitura.
Quando eu cheguei na parte do tribunal, já não tive mais esse "problema". Eu me sentia assistindo um episódio de Law and Order, com o embate dos advogados, as artimanhas da defesa e da promotoria... isso foi muito legal! Eu até conseguia imaginar o barulhinho que tem no seriado a cada mudança de cena, todas as vezes que eu começava um capítulo novo.
=)
Mas foi somente na parte do tribunal que eu realmente defini o meu lado da disputa.

Pode até parecer que esse é um livro apenas para advogados e juristas, mas não é. Ele levanta um debate muito sério e que mais cedo ou mais tarde precisará mesmo ser discutido pela sociedade. Tem argumentos muito válidos e que merecem atenção. Só tenho a parabenizar o autor por ter tido coragem de trazer esse tema ao livro.

Se você gosta de livros que lhe façam pensar; que vá além da história, trazendo conteúdo; esse livro é feito pra você. Abra a sua mente...
Eu consegui chegar a um veredito, e espero que vocês também consigam responder a pergunta: Afinal, você é a favor ou contra a descriminalização do aborto?
Boa leitura!




18 comentários

  1. Eu não gostei muito da sinopse nem da capa, mas a sua resenha é muito boa, apesar do oivro não fazer nada meu estilo parece ser um bom livro sim! :D

    beijos

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já vi que é um livro com um tema bastante delicado. É um pouco difícil tocar num assunto desse tipo, nesse aspecto o autor parece ter sido corajoso. Deve ser uma leitura interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parece ser interessante,fiquei curiosa pra saber o fim do julgamento por causa do assunto polêmico gosto de livros assim porque isso me faz pensar nos argumentos do autor

    ResponderExcluir
  4. Já tinha lido umas resenhas sobre o livro, mas decidi agora que ele não é pra mim. QUer dizer, adorei a premissa, essa coisa toda de tribunal e todo o resto, mas eu realmente não me dou bem com esse tipo de leitura, é muito complicado pra mim, principalmente com um tema tão pesado e controverso. Apesar do livro parecer mesmos ser bom definitivamente não é uma obra pra mim.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que resenha! Preciso ter esse livro agora!
    Rsrs foi ótima a sua analogia com o seriado Law and Order, foi mais fácil para assimilar a divisão da narrativa do livro. =)
    Realmente é um tema polêmico, que deveria ser mais discutido na sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Nossa se ele é parecido com Law e Order, vou amar, pois adoro temas que fazem a gente pensar e se colocar no lugar da pessoa. Sou totalmente contra o aborto, pois quem não quer ter filhos pode se prevenir!
    Bem polêmico! Adorei!

    Beijinhos
    www.estilogeek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Uau, entro pra minha lista de desejados. Fiquei muito curiosa pra ler o livro, parece ter um enredo muito bom. essa é uma tema que acha que acaba interessando quase todo mundo.
    Adorei sua resenha!!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Não curto muito esse tipo de livro. nem a capa nem a sinopse me chamou a atenção, entao nao leria. Mas valeu por conhecer
    otima resenha

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Gosto desse coisa de tribunal e disputas jurídicas. Me interessei justamente por abordar um tema delicado e quero muito ler os argumentos do jovem advogado.

    ResponderExcluir
  10. Não conheço o seriado e ainda não li esse livro, mas o tema parece bem interessante mesmo!!
    Apesar da leitura ser pesada e densa acho que até vou gostar mas acho que é uma leitura de se ler sem pressa saboreando e absorvendo tudo para que não haja duvidas no final!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Livro interessante e que vi boas resenhas. Tema até interessante. Só que...não é pra mim =/
    Apesar de não ser só pra quem está nessa área jurídica ainda não achei muita graça pra ler, não é um tema que me chama muita atenção. Tenho medo de pegar livros assim e acabar empacando por não entender beiradas ou ficar aquele clima chato e arrastado, não combino com livro assim...

    ResponderExcluir
  12. Eu não gostei da capa e não me interessei pelo livro através da sinopse. Agora lendo a resenha, parece interessante sim, acho que daria uma chance pra essa leitura.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da historia do livro. Um tema muito interessante. Não assisti Law and Order, mas gosto muito de enredos que envolvam um tribunal, acho exitante este negocio de acusação e defesa. Apesar do tema polemico eu tenho um ponto de vista definido sobre a descriminalização do aborto.

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto muito de Direito e com um tema tão polemico acabei me interessando!!
    Gostei da resenha e espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  15. Wow, desconhecia esse livro, mas me interessei pelo tema que aborda e pela maneira como o abordou. É realmente uma ousadia apresentar uma questão tão debatida (e sem consenso) numa trama repleta de leis e opiniões particulares dos envolvidos.
    Ao invés de Law of Order, lembrei de Drop Dead Diva <333 Gosto de histórias assim, mas concordo com você que pela complexidade e densidade, é difícil tornar este tema algo suave num livro literário. :/ (rs)

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, achei o tema muito interessante, como eu faço medicina acabo tendo um contanto com estas discussões éticas. Acho muito válido trazes esta discussão a toa, sem falar que adoro temas que tratem de direito.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Já tinha visto sobre o livro por aí... claro que não foi paixão a primeira vista, mas achei o conteúdo bem interessante. Pretendo ler mais para frente :)

    ResponderExcluir
  18. Eu vi uma outra resenha dele também e já tinha me interessado, é legal livros que nos fazem pensar e que não tem finais esperados

    bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥