15 de setembro de 2013

Dane-se por Jonh Parkin

Autor: Jonh Parkin
Editora: Vida e Consciência
ISBN: 9788577221257
Ano: 2011
Páginas: 208
Classificação: 
Dane-se! Quando Uma Atitude Resolve Vamos viver o hoje, sem medos sem receios! Vamos viver tudo o que há de melhor! Este livro inspirador ensina com humor a não levar a vida tão a sério. Sinta-se livre ao dizer "dane-se" para qualquer coisa.






Eu discordo do autor deste livro, mas isso não quer dizer que ele esteja completamente errado.
Jonh Parkin estimula os leitores a dizer dane-se para tudo e assim, ter uma vida mais feliz.
Segundo o autor, quando você se desapega dos significados que damos as coisas, você relaxa e faz o seu chi fluir, ou seja, as pessoas dão muita importância para coisas que não deveriam ter tanta importância, como por exemplo o dinheiro. Quando você passa por situações que mudam a sua perspectiva, você percebe que toda a tensão que você tinha por não estar conseguindo aquela vaga no trabalho que você tanto almeja e que nunca sai; ou não esta conseguindo atingir o peso ideal que as revistas de moda impõem; simplesmente tornam-se insignificantes quando você tem um problema de saúde por exemplo.
Logo, por que darmos tanta importância a essas coisas?
Essa era a parte até aonde eu estava concordando com o autor. Mas isso mudou...

Depois de apresentar a filosofia do Dane-se, ele começa a explicar por que dizer dane-se para o que as pessoas acham de você; para o seu trabalho; para a criação dos seus filhos e para os problemas do mundo.
Em dado momento, ele informa que os problemas do mundo não podem ser resolvidos por você, pois se pensarmos bem, você é apenas uma gota neste oceano imenso. Por isso, ao invés de ficar frustado e revoltado com as injustiças do mundo, você deveria se conformar. Quando nos conformamos com uma coisa, é como se um grande peso fosse retirado de nossas costas. Mas espere um momento...

O mundo é dos inconformados!!! Se todas as pessoas se conformassem com o mundo como ele é, nós não teríamos milhares de cientistas pesquisando a cura das doenças e inventando novas tecnologias para tornarem nosso mundo mais fácil!!

Dane-se para o que as pessoas pensam de você? Ops! Depende de quem são essas pessoas! Você não acha que deveria ter cuidado com o que o pessoal do seu trabalho pensa de você? Ou o seu chefe? Se é uma pessoa que você nunca viu, que não paga as suas contas... tudo bem. Mas na grande maioria dos casos, nós devemos sim nos preocupar com a imagem que as pessoas tem de nós.

E como assim dar um Dane-se para o nosso trabalho? Se você não esta satisfeito com a função que exerce ou a empresa que trabalha, lute... estude... se esforce para mudar essa realidade. Não chegue simplesmente na sala do seu chefe e dispare contra ele tudo que você pensa! O dinheiro pode não ser essencial, mas ainda é ele que paga as suas contas no final do mês.

Mas e se eu perdesse tudo do dia pra noite? Eu iria morrer? Eu estaria realmente "ferrada".
Não. Sempre é possível recomeçar, mas isso é conquistado através de esforço (pelo menos é o que eu acredito), e não porque você não estava preocupado com o dinheiro e tinha consciência que esse pedaço de papel na verdade é uma coisa supérflua.

Acredito sim, que as pessoas que forem ler este livro devem tirar a lição de não levar a vida tão à sério, mas no sentido de aproveitar as pequenas coisas da vida: passeios com a família; aquela tarde agradável em um parque ou na praia... mas ao ler este livro, reflita bem sobre o que o autor esta propondo.
Eu não concordo com o que ele prega, mas isso não quer dizer que esteja errado. Muitas pessoas conseguem viver "relaxadas", como ele propõe. Os hippies na década de 70 eram assim, não eram?

Então, leiam e tirem as suas próprias conclusões. Acho que esse livro funcionará para algumas pessoas super estressadas perceberem que precisam mudar, mas ele deve ser lido com cautela e com muita análise crítica.
Se quiserem saber mais sobre o método Dane-se, acessem: www.thefuckitway.com




17 comentários

  1. Pra mim não funcionará haha. Tenho certeza que vou discordar de tudo o que ele disser. Por exemplo quando a gente se conforma com uma coisa é um peso a mais nas costas, e não o contrário. Pelo menos pra mim. Tá ai um livro que eu nunca vou ler rs.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Ok, vou concordar com a Cristiane, quando eu me conformo com algo,algo que acho errado ele não deixa de ser um peso, aí sim que ele vira um peso. Sério, é terrível engolir sapos e ficar passiva diante das coisas que acreditamos ser erradas. Dar dane-se para tudo é uma coisa irresponsável, é como se você não quisesse assumir as consequências de suas atitudes. Claro que algumas coisas são sim bobagens para nos preocuparmos, como por exemplo se alguém não gosta do nosso cabelo ou do nosso estilo, aí sim é dane-se afinal você não vai mudar por um estranho. Mas por favor né? Se todo mundo fosse dar dane-se pra tudo iríamos parar no tempo!

    ResponderExcluir
  3. cara esse livro já não me chamou a atenção pela sinopse D:
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Nossa,não concordo com ele tbm.
    Já vi que não terei paciência pra ler esse.

    ResponderExcluir
  5. Esse autor deve ser bem maluco, deve ser um antissocial da vida que odeia tudo e todos e que preferia não ter nascido. Nossas mães não esperaram 9 meses para parir um filho que não se importa com nada e que diz Dane-se para tudo.. e concordo com algumas coisas que você disse

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você Natalia, nem tudo funciona desse jeito, certo que não se importar com o que os outros (pessoas que não pagam suas dividas) pensam pode ser sim uma boa maneira de viver, mas dizer dane-se para seus familiares, seus amigos, chefe ou pessoas que realmente se importam com você é uma forma bem estúpida de ser.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com a sua resenha. Achei o livro um pouco extremo. Não é possível falar "Dane-se" para todos e para qualquer coisa. Afinal, vivemos num mundo com outras pessoas, em que nossas ações interferem/influenciam de algum forma aqueles que convivem conosco, seja no plano pessoal ou profissional.
    Com certeza não lerei esse livro, iria jogá-lo na parede rsrs

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Não é meu tipo de leitura...
    Acho que pra alguns momentos em nossa vida devemos dizer dane-se mas não podemos generalizar néah!!
    Gostei muito da capa a senhorinha é muito fofa e me passou muita liberdade!!
    Mas com certeza não irei ler!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Auto-ajuda?!?! Não faz meu estilo.
    Confesso que de vez em quando é legal falar um sonoro "FODA-SE" pra determinadas pessoas e situações, mas pelo que vi, ele quer que fiquemos com esse botãozinho ligado pra tudo e pra todos. Rsrsrs
    Não me interessei de jeito nenhum.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Acho que pra mim não funcionaria mesmo. Fora que não curto muito auto ajuda :(

    ResponderExcluir
  12. Nossa fujoooooooooooooooo de auto ajuda!

    Não me interessei por ele, mas sua resenha ficou bacana!

    Mas dizer dane-se para o que me incomoda, eu faço sempre que posso!

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  13. Acho esse método no mínimo estranho. Isso porque tinha achado a proposta legal, mas depois que você explicou na resenha como o livro trata as coisas, achei estranho.
    Acredito que a pessoa que escreveu isso não soube se expressar, se todos seguissem esse método deixaríamos os sentimentos pelo próximo de lado uma hora ou outra e nos tornaríamos muito, muito egoístas, deixando de ouvir, respeitar e saber quando se deve seguir um conselho, levar uma bronca ou até mesmo aquela palavra dura que te faz analisar melhor a vida. Se falarmos Dana-se para tudo, o que nos tornaremos?

    ResponderExcluir
  14. Gostei da teoria do dana-se. Quando o autor diz para se conformar não seria apenas com as situações que não podemos mudar? Quando um cientista esta pesquisando ele acredita na mudança então não tem porque dizer dane-se para isso. Tem hora que é necessário ligar o dana-se no trabalho para algumas pessoas, aquelas que não importam realmente. Apesar de ser auto-ajuda, acho que gostaria do livro.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com você em relação a ideia do autor, não tem como dar um "dane-se" para tudo desse jeito.

    ResponderExcluir
  16. Aí está um livro que não vou nem me importar em ler. A capa é feia, a sinopse é ruim e se vc deu tão poucas estrelas é pq nem compensa.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. O livro parece ser engraçado - acapa pelo menos o é hehe

    Eu tenho uma filosofia de vida parecida;;..Mas só em alguns momentos devemos apertar o foda-se..

    Acho que vou ler...Mas primeiro vou procurar outras resenhas...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥