31 de outubro de 2013

Reiniciados por Teri Terry

Livro I 

Autora: Teri Terry 
Editora: Farol Literário
ISBN: 9788562525728
Ano: 2013
Páginas: 432

Classificação: 
As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?

Já pensou como seria acordar em uma cama de hospital sem se lembrar de nada? Sem saber como andar... sem saber falar... tendo que reaprender a se alimentar sozinha?!
Essa pode parecer a descrição de alguém que sofreu algum tipo de acidente, mas na verdade é a de um Reiniciado. 
Kyla é uma reiniciada, ou seja, uma adolescente que teve suas memórias apagadas pelo governo para ganhar uma "segunda, e última chance". 
E quem "merece" essa segunda chance? Os reiniciados são pessoas que são um perigo para a sociedade, como terroristas antigovernamentais, por exemplo; ou pessoas que são um risco para si próprias. Mas, nós vamos descobrir que pode não ser bem assim...

Para controlar os reiniciados, o governo instala uma pulseira chamada Nivo, que controla o nível de felicidade deles. Se os níveis ficam abaixo de 5, isso quer dizer que você não esta muito feliz.... o que seria uma coisa chata para a maioria das pessoas, mas para um reiniciado, isso pode ser muito ruim! É simples. Na mesma operação em que apagam as suas memórias, eles instalam um chip no seu cérebro que é ligado a esse "Nivo". Caso o Nivo marque níveis muito baixos, como por exemplo 3 pontos, você desmaia. Mas, se os níveis continuarem descendo até 2 pontos, por exemplo, o seu cérebro frita, e você morre. 
Então, é melhor você ficar feliz se não quiser morrer!!!

Kyla é entregue a uma nova família, que irá cuidar dela até os 21 anos, quando ela finalmente poderá se ver livre do seu Nivo e estará reintegrada totalmente a sociedade. Logo, Kyla começa a viver com a nova família: uma mãe muito perceptiva e que as vezes parece que lê pensamentos; um pai que parece guardar muitos segredos; e uma irmã reiniciada mais velha. 
Kyla começa a se integrar a sociedade, frequentando a escola, um grupo de apoio para reiniciados, que ela logo percebe, se comportam bem diferente dela. 
Os Reiniciados estão sempre sorrindo, respondem as pessoas gentilmente e com as respostas que elas sempre querem ouvir. Já Kyla tem uma voz dentro da cabeça dela, que fica lhe dizendo que algo esta muito... muito errado! Ela também sofre de sérios pesadelos; mas esses pesadelos são tão reais, que parecem ser lembranças. Mas como isso é possível? Ela teve seu cérebro apagado! Isso só prova que tem alguma coisa muito errada com ela! 

Porém, Kyla não pode deixar que ninguém perceba isso, pois se alguém suspeitar que ela não é tão adestrada quanto qualquer outro Reiniciado, ela pode ser levada pelos Lordeiros, a força de segurança do governo, que são pessoas nada agradáveis... 
Como manter as aparências sem levantar suspeitas e ainda conseguir informações para descobrir o que esta acontecendo com ela? Será que ela esta se lembrando de quem era antes de ser reiniciada? Mas se isso é verdade, e os Lordeiros descobrirem, o que irá acontecer com ela? 

É nesse clima de tensão constante que vemos a história de Kyla se desenrolar. E você, obviamente, vai ficando cada vez mais tenso, junto com ela, conforme descobre o que há por trás dos Reiniciados. 
As paredes tem ouvidos, e existem olhos espalhados por todos os lugares, prontos para captar qualquer deslize seu, o que pode resultar em uma visita dos Lordeiros.
Depois que ela percebe que tem algo errado com ela, e ela precisa descobrir o que é, fica impossível largar o livro; Mas, se você acha que terá todas as respostas neste livro, pode esquecer. Essa é apenas a ponta do iceberg. 

Kyla não pode confiar em ninguém, pois a enfermeira boazinha e preocupada com o bem estar dela, pode na verdade ser sua inimiga; até seus "pais" são suspeitos. 
O livro prende o leitor o tempo todo, pois ficamos tentando montar o quebra-cabeça junto com Kyla, e trata-se de uma distopia assustadora, pois se pararmos pra pensar bem... o que impede de que em alguns anos, quando a medicina estiver um pouco mais avançada, que o governo não resolva fazer isso com os nossos presidiários também?! 
Trata-se de um distopia? Sim. Mas que dá um frio na barriga quando a gente para pra pensar nessas coisas... dá!

Super recomendo a leitura desse livro e não vejo a hora de poder continuar decifrando este mistério com Kyla no próximo livro da série: Fragmentada
Tenho certeza que vem muita surpresa por ai...







14 comentários

  1. Eu compraria esse livro só pela capa!
    Passei a gostar de distopias depois de Jogos Vorazes e não larguei mais. Esse parece ótimo, gosto quando o livro causa sensações. A resenha ficou ótima e eu fiquei com mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nat. Nossa, nossa, nossa! Realmente é bem assustador, se pararmos pra pensar de modo mais profundo. Pelo visto Kyla vai ter muito que pelo passar! Desde que vi Reiniciados entre os lançamentos, fiquei mega curiosa para lê-lo; mas, por incrível que pareça, essa é uma das primeiras resenhas que confiro. Achei super intrigante a proposta do livro! Adoro distopias, e essa me fisgou só pela sinopse. E sem falar nessa capa linda, né? Mal vejo a hora de poder vivenciar essas fortes emoções com a Kyla! Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Adoro distopias!!
    E amei a resenha, livros que nos mantem tensos junto com a personagem a cada acontecimento só mostra ao leitor o quando pode se envolver com a historia, e a historia de reiniciados é muito intrigante e angustiante também!!
    Amei essa capa é muito linda e pretendo começar a ler a série em breve!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu já sabia que esse livro era bom. Amei a capa e já vi umas resenhas que me deixou curiosa, agora então fiquei louca pra ler.
    Eu gosto de livro assim, que tratem desse ar de mistério, torna a história muito mais viciante e emocionante. Pretendo ler ele futuramente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é sensacional!!! O devorei em duas noites, não conseguia parar de ler! Amei a história, a Kyla, o Ben, a mãe dela, o Jason (namorado da irmã)... o enredo é muito bem bolado, adorei o mundo criado pela autora, é uma distopia e tanto! Há muito tempo não me prendia tanto a um livro, é tenso e eletrizante! ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu sentia vontade de ler ele só pela capa e pelo título, mas sabendo mais da história agora minha vontade só aumentou <3 Que agoniante ter que se manter feliz ou morrer, nossa! Nos faz pensar mesmo, o que impede disso acontecer futuramente...

    ResponderExcluir
  7. Nossa primeiramente eu amei a capa!
    Como adoro distopias, a sua resenha me fez querer demais conhecer melhor a história!
    Adoro me envolver com a uma história intrigante, como que consta no livro!

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro distopias, seja ela qual for. Desde que li a sinopse dessa, me apaixonei, justamente pelo que você falou, isso é muito real. Pode sim, daqui a alguns anos, acontecer tudo isso. Acho que toda essa veracidade, acaba deixando a trama mais tensa.
    Quero muito ler desde o lançamento.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Nossa que tenso, não poder confiar em NINGUÉM x-/. Estou meio saturada de distopias por hora, não sei explicar muito bem o porquê, acho que é porque já li tantas e quase todas tão parecidas entre si. Mas o livro foi tão elogiado por aqui e tudo, fiquei curiosa. Sem contar que adoro essas coisas de tensão e não poder confiar em ninguém, uau *u*

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o livro mas desde o lançamento o desejo.
    Agora com o lançamento do segundo estou ficando ainda mais ansiosa para ler esse logo, parece ser algo que vai me surpreender (assim espero também).

    ResponderExcluir
  11. Ganhei esse livro aqui no blog e estou muito ansiosa para ler. Assim como a capa, tenho certeza que a história é incrível.

    ResponderExcluir
  12. Ai pera, é serie? Ja desanimei u.u Apesar desse pequeno fato eu achei o enredo do livro muito bom adoro misterios que envolve os leitores.


    xx

    ResponderExcluir
  13. Tenho este livro mas infelizmente ainda não li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Na blogosfera, só se fala de reiniciados, uma distopia que está acarretando fãs do mundo todo ;D. Eu particularmente acho a parte estética do livro perfeita e esse livro já marca presença constante na minha Wish List há um bom tempo, sua resenha apenas me deixou com mais ânsia de ler a obra *---*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥