6 de janeiro de 2014

Once Upon a Time - Despertar por Odette Beane

Autora: Odette Beane
Editora: Planeta
ISBN: 9788542201819
Ano: 2013
Páginas: 304

Classificação: 
Emma Swan sabe muito bem como se virar sozinha. Ela foi abandonada quando ainda era um bebê e a vida não tem sido exatamente um conto de fadas para ela desde então. Quando o filho que ela abandonou anos atrás a encontra tudo se tornará ainda mais complicado. Henry tem 10 anos agora e acredita que a mãe tenha nascido em um mundo alternativo mágico e que, na verdade, seja a filha desaparecida da Branca de Neve com o Príncipe Encantado. Emma não acredita em uma palavra, mas de acordo com Henry, ela é a única que pode quebrar a maldição, jogada pela Rainha Má, e que afeta todos os personagens dos contos de fadas. Eles estariam presos na nossa realidade, na cidade de Storybrooke, sem seus poderes mágicos e sem qualquer lembrança de quem realmente são.

Once Upon a Time é mais uma releitura da história de Branca de Neve, que na verdade é uma série televisiva criada por Edward Kitsis e Adam Horwitz que no Brasil é exibida pelo canal Sony e que devido ao grande sucesso, inspirou o livro que foi escrito por Odette Beane.

Como sabemos a respeito do conto de Branca de Neve, a mesma sempre foi amada por seu povo assim como seu pai que por ser um bom rei, também era muito amado. Porém, desde que sua madrasta entrou em suas vidas nada nunca mais foi o mesmo. No conto que conhecemos, a madrasta - também conhecida como  a "rainha má" - odiava Branca de Neve por sua imensa beleza e por conta disto, sentia muita inveja... Mas e se o ódio que a rainha nutre por Branca de Neve não fosse exatamente a inveja? E se na verdade Branca de Neve tivesse feito algo à rainha no passado? Posso lhes garantir que esta releitura possui uma história bastante diferente da que conhecemos.

Devido ao ódio que a rainha nutre por Branca de Neve e a fim de querer vê-la sofrer eternamente, faz de tudo para separá-la de seu Príncipe Encantado para que assim, não possam ser felizes juntos e esse é praticamente seu objetivo de vida. Pensando em uma maneira de separá-los para sempre, Regina - a rainha má - lança um feitiço sobre o mundo mágico em que vivem, fazendo com que passem a viver na nossa realidade, em uma cidade chamada Storybrooke, onde aqui, por estarem fora de seu mundo de magia, não se lembrariam um do outro além de não se lembrarem de quem são na verdade, e assim viveriam separados para sempre. Porém, esta maldição não afeta somente Branca de Neve e seu Príncipe Encantado, mas todos os seres do mundo mágico. Todos passariam a viver na nossa realidade sem se lembrarem de quem são e passariam a desempenhar outras funções como pessoas normais, assim como Regina, sendo que ela seria a única que saberia exatamente quem são e os controlaria.

Porém, antes de serem lançados à Storybrooke, Branca de Neve descobre que há um meio de livrá-los desta maldição e este meio chamasse Emma. A filha que ela está esperando e que será a única pessoa capaz de libertá-los. A fim de proteger sua filha para que possa estar livre para voltar e salvá-los no tempo certo, Branca de Neve, juntamente com o Príncipe Encantado e seu amigo Geppetto, encontram uma maneira de tirar Emma do mundo mágico antes de serem transportados à Storybrooke e assim, conseguem deixá-la de fora desta maldição. Desta maneira, a mesma poderá voltar e salvar à todos assim que tiver consciência de seu destino.

Certo dia, Emma está em sua casa já com seus vinte e oito anos até que recebe uma visita inusitada: Henry. Um garoto de dez anos que diz ser o filho que ela abandonou assim que deu a luz, mas que entende o porquê de ter sido abandonado e o melhor... Diz que ela deve ir embora com ele para Storybrooke, pois é lá que ela deve estar. Como se não bastasse, Henry diz à ela que na verdade é filha de Branca de Neve com o Príncipe Encantado e explica como e porque ela foi abandonada por seus pais e diz que ela tem a missão de libertar toda a cidade da maldição. Emma, é claro, não acredita em uma única palavra que Henry diz e sequer sabe como foi possível que ele a tenha encontrado, mas sabe que isto definitivamente não é um acontecimento comum. Emma o leva de volta à Storybrooke, e como seu destino é realmente ir à cidade e permanecer lá, tudo conspira para que Emma não consiga mais voltar à Boston onde morava. Quando se dá conta, Emma já está completamente envolvida com a cidade e as pessoas, mas em nenhum momento acredita nas histórias que seu filho conta a respeito das pessoas na cidade. Que na verdade seu médico é o Grilo Falante, que sua professora, Mary Margaret na verdade é Branca de Neve, mãe dela, e que Regina, a mulher que o criou, na verdade é a Rainha má que está prendendo à todos ali através da maldição. Com o passar do tempo, Emma vai sentindo que a cidade possui algo mais e que Regina é muito perigosa, mas é um detalhe que irá abalar à todos, que fará com que Emma descubra que a maldição é verdadeira e que existe sim um mundo mágico com seres mágicos que não deveriam estar ali.

Após terminar a leitura de Once Upon a Time eu me fiz a seguinte pergunta: Porque mesmo eu não assisti a série? Como havia dito no primeiro parágrafo desta resenha, o livro foi baseado na série televisiva e não o contrário como é o mais comum e foi uma ótima oportunidade para que eu sentisse muita vontade de assisti-la. Na verdade, eu havia assistido ao primeiro capítulo da série e acreditem: Por algum motivo eu não gostei e não me animei em querer acompanhá-la, mas ao ler o livro descobri que cometi um enorme erro.

Once Upon a Time tem como personagem principal Branca de Neve, mas como é uma releitura muito rica, possui todos os outros personagens mesclados em sua história de maneira que parecem fazer parte de um só conto. Gostei muito desta releitura de Branca de Neve, e esta ideia de todos os seres do mundo mágico serem transportados para a nossa realidade não se lembrando de quem são devido a uma maldição, foi uma ideia verdadeiramente original.

O livro é contado em terceira pessoa, algo muito positivo, visto que não ficamos presos a visão de um determinando personagem e durante a leitura, temos a história sendo contada do presente, ou seja, nos mostrando uma visão da vida de todos eles em Storybrooke nos tempos atuais, e também a história sendo contada na época em que viviam no mundo mágico, antes da maldição. Esta alternância de tempos não é dividida através de capítulos, mas ao longo de todo o livro dentro de todos os capítulos.

Também não posso deixar de falar a respeito do enorme capricho da Planeta como sempre com seus livros e que com Once Upon a Time não foi diferente. A diagramação e a revisão estão impecáveis, as folhas são amareladas e o tamanho da letra é pequeno, porém agradável para a leitura. Se você assim como eu ainda não assistiu a série e deseja ter um bom conhecimento sobre a história, esta é a oportunidade para fazê-lo e morrer de vontade de assistir a série logo depois.

Beijos!

24 comentários

  1. Parece que as releituras estão predominando. Branca de Neve era uma das minhas histórias preferidas, por isso sempre procuro ler livros que falam sobre ela. Fiquei tentando imaginar os seres mágicos no mundo real, deve ser bastante interessante. Quando eu tiver a oportunidade, também vou dar uma olhadinha na série, com certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a assistir a série, mas na turbulência de 1001 coisas para fazer acabei não terminando a temporada.
    Sua resenha ficou muito legal, e só me deu mais um incentivo para voltar a assistir haha
    Eu provavelmente nao irei ler o livro porque já fiquei sabendo que ele é muito final ao seriado..
    Mas para quem não tinha assistido, como você, essa é uma boa oportunidade =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  3. O livro/Série me lembrou um pouco Encantada na parte dos personagens do Mundo da magia serem enviados para o mundo real, mas essa história vai além fazendo com que todos os personagens interajam que achei muito legal.
    Qual será o motivo da vingança da Rainha Má para motivá-la a expulsar a Branca de Neve para o mundo real, fiquei aqui me perguntando será que os personagens maus tem motivos plausíveis para motivá-los ou são apenas por motivos fúteis e total maldade?

    ResponderExcluir
  4. Assisti a primeira temporada de OUAT, mas sinceramente, não sei se eu leria o livro. Porque sempre que eu gosto de uma série, acabo me frustrando com o livro por deixar, várias vezes, de seguir o enredo. E no caso, esse livro foi baseado na série, né? Realmente, não sei o que esperar e só lendo para saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mallu! Na verdade, o livro é baseado na série. Como eu não havia assistido a série, achei válido ler o livro. Mas acredito que pra quem assistiu a série, deve ser meio estranho mesmo ler o livro. ;)

      Bjinho!

      Excluir
  5. Muito legal o enredo deste livro, adoro releituras e gostei de saber que é bem diferente da estória original da Branca de Neve! Nunca assisti a série, mas fiquei com muita vontade de ler e curiosidade sobre como irá terminar este livro. Parece ser ótimo! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu não acompanho esta série, na verdade não me interessei em conhecer.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Eu também era como vc Laisy, assisti um capitulo de Once Upon A Time e não gostei, então deixei a série de lado. Mas foi só parar e acompanhar todos os episódios que me apaixonei com a história. Acho que devemos dar uma chance a tudo na vida pra ver se realmente não gostamos ou gostamos. Quando soube da publicação de Once Upon a Time - Despertar já tratei de marcar como favorito e aguardar a vez dele em minha wish list *---*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acompanho a série de tv Once Upon a Time e gosto bastante. Gostei do modo como eles intercalam a vida dos personagens de contos de fadas com a sua vida "real" em Storybrooke, no qual eles perderam as suas memórias.
    Quanto ao livro, por enquanto não tenho interesse em lê-lo, já que a série já está bem avançada e para mim a leitura seria um pouco sem graça.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou apaixonada por OUAT. É uma das minhas relações mais duradouras com séries <3 Mas a JMo, que faz a Emma, não curtiu o livro. Anyway, quero lê-lo E tê-lo. ♥

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que a JMo não curtiu o livro? Engraçado isso né? Foi como comentei logo acima... Eu não havia assistido a série, então gostei bastante do livro, mas acredito que deva ser uma experiência diferente mesmo ler o livro depois de já ter assistido a série... Quem dirá ter feito a série como ela. Rs...

      Bjinho!

      Excluir
  10. E u sou mega fã da série, adoro a forma como eles enrolam e desenrolam cada personagem e ficava o tempo inteiro pensando: Quem foi a mente maluca que cirou isso??? hahahah, e se fose um livro estaria entre os primeiros de minha lista. Agora vejo o livro e digo: OH OH!!! Tenho de ter um!!!
    PAZ E LUZ SEMPRE

    ResponderExcluir
  11. Comecei a ver a série mas não conclui ainda por falta de tempo!!
    Vc é a primeira pessoa que diz que o livro é bom talvez por não ter visto a série já que as comparações dizem que é exatamente igual a série então quem assistiu não precisa ler =S
    Acho que vou ler em vez de assistir!!
    Amo a capa !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia a série,não assistir portanto não tenho que falar,pela sua resenha mim interessei de ler o livro em qualquer oportunidade!

    ResponderExcluir
  13. Adoro releituras de A branca de neve, mas nunca assisti a série #Shame.
    A verdade é que eu ouvi um crítica bem ruim a respeito e desde então perdi o interesse, mas após ler a sua resenha fiquei interessada novamente, isso é: Se a série seguir essa mesma linha. A rainha má lançando um feitiço e a filha da Branca de Neve destinada a salvá-los.
    Não curti muito a capa do livro. Gosto de capas desenhadas, mas leria com certeza se tivesse a oportunidade.

    ResponderExcluir
  14. Acho interessante ser o livro baseado na série e também gosto de releituras!
    Mas confesso que assisti ao primeiro episódio da série e não sei porque simplesmente não vi mais. Agora lendo a resenha, adorei e vou tanto ler esse livro como assistir a série também :). A capa é linda!

    ResponderExcluir
  15. Segunda releitura de janeiro, hein Laisy?
    Até hoje só li 'A Fera' e me surpreendi! Estou super curiosa por essas novas releituras.
    Não tenho costume de acompanhar séries mas gosto de assistir às adaptações depois de ler o livro. 'Once Upon a Time' parece que não fica atrás. Não é um conto de fadas comum, vem carregado de suspense!
    Quero ler!

    ResponderExcluir
  16. Eu também não gostei do piloto da série , mas acho que vou ler o livro u.u

    ResponderExcluir
  17. Olá Laisy, tudo bem??
    Nossa tenho a maior curiosidade em ler o livro devido a série...Não conheço e nunca vi nada mas sempre leio e vejo coisas de pessoas que simplesmente amam e sua resenha me deixou bem informada e curiosa =)
    Para minha alegria o seriado será transmitido no canal aberto e com certeza vou conferir, e em breve pretendo ler o livro =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. No início, achei que essa ideia de juntar todas as personagens dos contos de fadas clássicos, não ia dar certo. Que bom que também me enganei completamente. O que achei legal nesse livro é essa narrativa em 3ª pessoa, e essa mescla de presente e passado das personagens. Espero ler e assistir muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu sou doida por esse série, mas infelizmente não consegui ver a maioria dos capítulos por causa da minha filha.
    Não sabia que tinham feito um livro, estou super curiosa pra saber o desfecho.
    Bela resenha!

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  20. Awmmmmmmmmm nota máxima, que demais,
    Amo a série mas confesso que estava com medo de ler o livro e ser algo meio chato, parado e apenas para aumentar os lucros, mas se ele cativa tanto assim, agora fico mais tranquila.

    ResponderExcluir
  21. AMO a serie..e já sabia a um tempinho do livro...adorei a resenha e quero saber mais da Emma e todos os personagens de Storybrooke :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥