14 de julho de 2014

Destino por Ally Candie

Livro I

Autora: Ally Candie
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788560280810
Ano: 2011
Páginas: 240
Classificação: 
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

No futuro a sociedade decide tudo o que acontece na sua vida. O que você come; o que você veste; o que você faz nas suas horas de lazer; qual a sua profissão e até com quem você irá se casar e a hora em que irá morrer.

A sociedade percebeu que o sistema em que vivemos hoje estava proporcionando vários problemas para o ser humano. Pra começar, todos os dias nós somos bombardeados por um excesso de informações, que acabam nos fazendo ficar estressados, pois não damos conta de tudo isso. Então, eles escolheram as 100 melhores músicas... as 100 melhores poesias... e destruíram todo o resto.
Além disso, nós temos a tendência a sempre procurar aprender sobre várias coisas que podem vir a ser inúteis, mas aprendemos mesmo assim, certo?

Nessa nova sociedade, você não aprende coisas que não serão utilizadas fora do seu trabalho. Então, por exemplo, se você é professor não precisa aprender a consertar um carro. Isso poderia te ajudar em algum momento, mas não é sua função, então você não aprende. Dessa forma, todos necessitam de todos e você torna-se incapaz de se virar sozinho.

Além disso, eles perceberam que a melhor época para morrer é aos 80 anos, pois você conseguiu viver o suficiente para ver seus filhos e netos, porém, ainda não chegou naquela fase crítica em que começam a aparecer as doenças típicas da velhice. Inclusive, essas doenças não existem mais, pois todos morrem antes delas aparecerem. Quando você completa 80 anos, ganha um super jantar com seus familiares e morre rodeado de amigos e parentes.

Até o que você come é definido pela sociedade. A sua comida é enviada até a sua casa e montada de acordo com os valores nutricionais e a quantidade de cada um. Dessa forma, você garante que todos terão a melhor forma física e serão saudáveis. E nada de tentar roubar a "marmita" do irmão! Não pode!
Mas tudo isso pra quê?

Eis o X da questão. Para que você possa encontrar o seu par, uma pessoa compatível geneticamente com você e tão saudável quanto você, para que vocês produzam filhos ainda mais saudáveis e perfeitos. Pois é... o pai/mãe dos seus filhos também é escolhido pela Sociedade. Tudo é monitorado.

Cássia vive nessas condições e esta ansiosa para descobrir quem é o par dela, ou seja, com quem ela será designada para se casar quando completar 21 anos. Quando Cássia descobre que seu melhor amigo será seu esposo, ela fica muito aliviada e feliz. Todos os pares recebem uma espécie de biografia de seus pares para aprenderem o máximo que puderem e começarem a estabelecer laços de afinidade, pois alguns pares são formados por meninos e meninas de outros estados, ou seja, eles nunca se viram na vida! Ter um par que mora na mesma rua... até mesmo na sua cidade... é algo muito, mas muitooooo raro de acontecer.

Quando Cássia decide dar uma olhada na biografia de seu amigo/futuro esposo, ela é pega de surpresa, pois o rosto que aparece para ela não é o do seu amigo. Mas o de outro rapaz. E o pior...ela conhece o outro cara também!
E agora Será que houve algum erro e na verdade ela deveria ser par do outro?

Então...
Na minha opinião a autora tinha um diamante bruto em mãos e não soube exatamente como lapidar. Como todas grande distopia, nós temos um cenário intrigante, uma sociedade autoritária, porém, com um argumento para o seu surgimento maravilhosamente construído. Porém, ao contrário de distopias como Divergente e Jogos Vorazes, onde a protagonista é forte e tenta se rebelar contra o sistema e as injustiças, nesse livro a personagem Cássia é fraca.
Vamos falar a verdade?
Ela não esta preocupada com o por que do governo tomar conta de cada detalhe da vida dela. Ela não quer se rebelar contra o sistema. Ela só esta preocupada se o par dela esta errado. E quando o governo decide separa-la de seu "par errado", ela esta preocupada em reencontra-lo.
Dane-se que eu vivo em uma sociedade autoritária! Sério Cássia?! Você vive em uma sociedade falsa, sem liberdade e tá preocupada com seu pobre coração?! Aff!

A história até fluiu bem, pois você fica intrigado em descobrir como funciona essa "Sociedade", mas quando ela começa a se desviar para as questões relacionadas ao relacionamento dela com os dois meninos, a história esfria.
Eu até comprei as continuações, mas confesso que só pretendo continuar lendo por dois motivos:
1. Eu não consigo começar uma história e não saber como ela termina. Mesmo que não esteja me prendendo muito...
2. Porque tenho esperanças que esse livro tenha sido uma introdução ao que vem por aí. O final foi fraco, mas espero que a autora me surpreenda nos próximos livros desta série.
Em breve teremos a resenha dos outros livros dessa série aqui no blog.
Aguardem...

Esse livro fez parte da  II maratona literária #eusoudoideira de 2014, e conforme as regras da maratona dizem, eu deveria associar uma música para este livro. 

Em uma sociedade onde você se relaciona com a pessoa mais parecida com você em personalidade e genética, eu fiquei imaginando...é como se você se casasse com o seu reflexo no espelho, né? Aí, lembrei de uma música que fala sobre isso: Mirrow do Justin Timberlake! 
Confesso que encontrar uma música para esse livro foi desafiador. Fiquei hooooras pensando em algo que pudesse linkar com essa história. Então, se vocês não concordarem com a minha escolha musical, me deem um desconto, tá? 
;) 


16 comentários

  1. OMG! Estou confusa, rs. Adorei a resenha. Mas estou perdida, leio ou não leio!? O.o
    Quando comecei a ler a sua resenha lembrei da trilogia que li "Feios", e já me empolguei já iria começar a procurá-lo para ler. Mas ao terminar a resenha fiquei frustada por saber que a Cássia não luta por outro tipo de sociedade. Sério, jamais iria viver em uma sociedade que escolhe tudo que você vai fazer, comer, e além do mas o seu esposo! Mas adorei a resenha, mas dá uma luz para mim?? Please! =D

    ResponderExcluir
  2. este livro fez muito sucesso logo que foi lançado né, mas confesso que, desde aquela época eu lia a sinopse dele, via oscomentários, mas não conseguia me interessar pela trama não ;x
    também sou dessas que, mesmo quando começo uma série e não gosto dos livros, não consigo não terminar de ler ela. e é exatamente por isso que fujo de séries, e só leio se a trama me agradar muuuuuito...
    aaah, Justin seu lindo! *.*

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália. Gostei bastante da resenha. Tinha expectativas bem altas quando comecei esse livro. Mas fiquei esperando o ápice da história e acabei o livro e isso não aconteceu. Não q tenha achado o livro ruim, só esperava mais ação, achei um pouco devagar. Mas mesmo assim terminei a trilogia e não me decepcionei. O segundo e o terceiro livro sem dúvida são melhores que o primeiro. A história flui e gostei bastante do desfecho. Acho que vale a pena dar uma chance a continuação.

    ResponderExcluir
  4. Lendo sua resenha sobre o livro achei que a música que escolheu foi muito bem colocada.
    Quanto a história do livro,não me interessei.:/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa série. Gosto muito de distopias. Esse livro tem uma boa premissa, pena que a autora preferiu focar no relacionamento amoroso.

    ResponderExcluir
  6. Gostei desse enredo, achei muito interessante o fato de TUDO ser controlado, imagina que estranho iria ser as coisas ... No meu ponto de vista ele parece ser muito bom, mas só lendo mesmo pra poder dizer um pouco sobre ele.

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Eu não conhecia essa série nem a autora mas me interessei pela história do livro.
    Adoro distopias e essa não me parece ser das melhores,mas mesmo assim vou dar um jeito de ler.
    Que vida hein?se é que podemos chamar isso de vida,morar em uma sociedade que controla tudo,e Cássia você devia estar revoltada querendo mudar toda essa situação mas ela simplesmente aceita isso.Cadê a luta contra o governo,rebelião?
    Concordo com você a autora errou um pouco nesse quesito,mas quem sabe ela não nos surpreende.
    Adorei a música que você escolheu,amo o Justin.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Estou super louca para ler essa trilogia! Achei super interessante os temas abordados e o enredo proposto.
    E quanto a luta, acho que os próximos livros serão surpreendentes nessa parte.
    Não gostei muito da musica escolhida pq não gosto do estilo musical, mas até que combina com o que a resenha nos traz.

    ResponderExcluir
  9. Achei super interessante a premissa desse livro, mas vou ser sincera já não gostei da protagonista ...
    Eu sou igual vc se começo um livro E ele não é tão bom assim, a escolha certa seria parar de ler né, mas eu necessito saber como tudo termina .hahahaha

    ResponderExcluir
  10. Oi Naty,

    Sabe, é isso que eu espero de um blog de literatura, quando o livro não é aquilo tudo que sejam sinceros como vocÊ foi. Conheço alguns que só dão notas altas pra agradar Editoras.
    Distopia tem tudo pra ser sucesso, pena que a Autora não soube mesmo lapidar.

    ResponderExcluir
  11. Ah, fiquei triste agora kkkkkkkkkkkkk
    Quando vi a capa falei, preciso ler a resenha, pois comprei esse livro (só o 1 volume) para ver se era bom, mas não comecei a ler. Dai e lá vai eu lendo a resenha e ficando mto empolgada, dai vc me joga um balde de água fria falando que ela só pensa em escolher o cara certo, affe.
    Alguém ai fale para os autores que pra um livro ser bom não precisa de triangulo amoroso =/

    ResponderExcluir
  12. Ah, fiquei triste agora kkkkkkkkkkkkk
    Quando vi a capa falei, preciso ler a resenha, pois comprei esse livro (só o 1 volume) para ver se era bom, mas não comecei a ler. Dai e lá vai eu lendo a resenha e ficando mto empolgada, dai vc me joga um balde de água fria falando que ela só pensa em escolher o cara certo, affe.
    Alguém ai fale para os autores que pra um livro ser bom não precisa de triangulo amoroso =/

    ResponderExcluir
  13. Já li o livro e não gostei muito =(
    Espero que melhore no segundo volume né... achei o cúmulo da chatice a personagem principal, enfim... Espero que não seja mais uma série que não vale a pena =/

    ResponderExcluir
  14. Sou apaixonada por distopias, logo preciso urgentemente conhecer essa série. Já me disseram que não é tão boooa assim. Mas preciso tirar minhas próprias conclusões!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a resenha, já faz um tempo que eu to querendo ler essa série e a resenha me instigou mais ainda a querer (apesar de você ter dado 3 estrelas)...
    Eu sempre acho que os autores fazem um final ruim de uma trilogia pra aprimorar nos demais...sei lá, coisa minha mas quase sempre verdadeiro.

    ResponderExcluir
  16. Nao conhecia a editora que publicou o.livro mas esta de parabens pelo otimo.livro com historia espetacular que adoraria ler

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥