17 de agosto de 2014

Se Eu Ficar por Gayle Forman

Livro I

Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635415
Ano: 2014
Páginas: 224

Classificação: 
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 

Podem jogar pedra! Mas comigo é assim... a verdade é nua e crua. Doa a quem doer! 
Todas as vezes que alguém fala sobre esse livro, existe um suspiro ou um "ahhh" acompanhando, mas a verdade é que, pelo menos eu, não vi nada demais. Muito pelo contrário, achei que tinha um enredo muito promissor que foi mal trabalhado. 

Mas vamos começar pelo início, né? Senão, vocês não vão entender o meu ponto de vista. 
O livro começa narrando as primeiras horas de um dia normal de Mia e sua família. Devido a neve que caia na cidade, as escolas dispensaram os alunos das aulas, e como o pai de Mia é professor, ele também acabou ganhando um dia de folga não planejada. 
O que a família decide fazer então? Vamos visitar nossos melhores amigos e depois passamos na casa do vovô e da vovó para jantar! Ou seja, um dia típico de programa de família! 

Tudo ia muito bem, até que um gravíssimo acidente ocorre na estrada com Mia e sua família. Ok. 
Agora vamos imaginar a seguinte situação:
Você acorda depois de um acidente de carro no meio da estrada. Obviamente você vai procurar seus parentes para saber se eles estão bem. Olha para o lado e encontra o corpo do seu pai. Morto. 
Olha para o outro lado e vê sua mãe. Morta. 
Você então começa a procurar pelo seu irmãozinho, e acaba se deparando com o seu próprio corpo. 
"Oh Meu Deus! Será que eu estou morta?" 

Até esse momento eu estava batendo palmas para a autora! 
Mia, claro, começa a acompanhar o próprio corpo, afinal, ela quer saber se vai acabar morrendo ou não! Eu também iria acompanhar os médicos pra saber o que eles iriam fazer comigo se estivesse no lugar dela!!! 

A narração que Mia faz dos momentos posteriores ao acidente, como sua cirurgia de emergência no hospital, como funciona a UTI, como os parentes começam a chegar no hospital sem acreditar no que aconteceu... tudo isso é muito bom! O problema esta nos flashbacks. 

Entre a narração do que esta acontecendo no presente, Mia vai intercalando com lembranças dela com a família... lembranças dela com Adam, o namorado que só chega no hospital no meio do livro (então porque eu estou lendo flashbacks deles no início do livro?!) e sobre a melhor amiga. 
Ok... é aquele negócio de que quando você esta pra morrer a sua vida passa diante dos seus olhos, né? 
Mas na boa... esse livro deveria focar na angústia de Mia de não saber por quê raios ela esta olhando para o próprio corpo!!!
Por que os pais dela fizeram a passagem... foram pra luz... ou seja lá como vocês queiram chamar, e ela não? Se foi porque ela ainda sobreviveu ao acidente e a morte dos pais foi instantânea, porque os outros pacientes moribundos da UTI não estão como ela? 

Entendem a minha frustração? Eu esperava um drama com MIa vendo o sofrimento dos parentes, sabendo que perdeu toda a sua família e tendo que descobrir como voltar para seu próprio corpo (ou não), e acabei me deparando com uma menina sem sal... com um namorado sem sal... que só fica recordando os momentos felizes que passou com o namoradinho e com a família sem se importar com questões mais práticas e urgentes como a situação extra corpórea dela!!! 

E ai, o que acontece quando você tem um drama que não foca muito no presente, mas sim em lembranças do passado? A leitura fica quebrada e eu fico com sono. 
Por isso, esse livro teve um ótimo efeito sonífero em mim, e olha que ele é bem fininho. Um livro com 200 páginas eu normalmente devoro em um dia. Eu levei dois e meio nesse...

Eis que então, depois de já passar da metade do livro, Mia percebe que precisa tomar uma decisão, pois já está há quase 24h nesse estado de "fantasma".  Oh Glória!!! 
E ai sim o livro realmente começa!!! 

Ai sim nós teremos aquelas passagens onde Mia escutará atentamente seus parentes e amigos pedindo para que ela seja forte, ou confortando ela pela perda que sofreu, e ela ponderando se deve ou não continuar lutando por sua vida. Finalmente nós teremos partes realmente tocantes e que fazem a gente se emocionar! 
Esse era o real objetivo do livro!!! E que foi jogado pra escanteio pra dar ênfase no amor de Mia e Adam! 

Tá Natália. Já entendemos que você esperava bem mais deste livro, mas pelo menos o final te agradou, né? 
Na verdade, eu achei bem clichê. Se a autora tivesse me surpreendido no final, talvez a nota do livro fosse maior...

Vejam bem... o livro não é ruim. Só acho que a autora deu enfoque no lado errado da história. Ela tinha tudo pra fazer uma história diferente, com um enredo super original, que realmente surpreendesse o leitor e optou ir pelo lado mais fácil da história: o romance. 

Quem, tendo uma experiência como a Mia teve de ver seu próprio corpo e saber que ficar depende de você ou não, ficaria mais preocupado em saber onde esta o namorado do que em descobrir como voltar para seu corpo? Só a Mia! 
Você não querer morrer até que a pessoa que você ama tenha aparecido no hospital para que você possa se despedir? Ok. Eu aceito isso...
Mas você ficar preocupada, num momento crítico como esse, com o fato de que não tem como avisar ao seu namoradinho que você sofreu um grave acidente e que esta entre a vida e a morte? Não. Isso eu não aceito. 

16 comentários

  1. Oi Natália!

    Amém Jesus, ao menos uma pessoa na blogosfera que não viu nada demais nesse livro, glória a Deus. HUAEHAUHAUEHAUEHAE Eu também fiquei MUITO decepcionada com o livro, sabe? Esperava bem mais da estória e achei a narrativa um pouco cansativa. Enfim, tudo me leva a crer que o filme será bem melhor, mas veremos...

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho que os muitos suspiros em relação ao livro,são talvez de pessoas que ainda não o leram.
    É a segunda resenha que leio que não foi tão positiva.
    Não li o livro. Mas entendi perfeitamente o que quis dizer.
    Numa situação completamente difícil,ela se preocupa somente com seu namoro.
    Andei supirando por esse livro também!
    Só não ficarei cheia de expectativas,caso eu o adquira.

    ResponderExcluir
  3. Gostei MUITO da sua honestidade!
    Vi só o trailer do filme e o entusiamo das pessoas estava começando a me assustar... Obrigada pela resenha forte, crítica e com toda a sua opinião e visão do livro! Lerei em breve, agora já tenho uma ideia mais real do que encontrei.
    De verdade, MUITO OBRIGADA pela ótima resenha!

    A Rainha, Ana P. Maia ♛ - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Geente, de 1001 resenhas a classificação mais baixa foi a sua. E amei a tua resenha, ela foi repleta de sinceridade e argumentos válidos. Comprei o livro por conta de todo esse marketing da editora, que na minha opinião só veio por conta do filme haha, e espero poder lê-lo em breve para tirar minhas próprias conclusões. Novamente volto a reforçar que sua resenha foi fantástica. Parabéns!

    http://garotaezine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus serio que é isso o livro? Depois de toda a comoção que a Novo Conceito fez com o lançamento, os trailers excelentes do filme, eu achava que a história seria bem diferente do que você contou, e vamos combinar, isso foi muito além de uma resenha, foi quase um resumo mesmo.
    Lendo a sinopse esperava como você disse, por choro, desespero em saber que iria morrer, ou por perder toda a família, tentativas de voltar ao corpo, outros espíritos de moribundos a assombrando, esse tipo de coisa, mas não uma adolescentizinha que somente se preocupa com o namoradinho idiota, e olha que ainda há uma sequencia, mas pelo menos a um grande numero de fãs do livro, afinal é um best seller do The New York Times, espero que eu ao ler esse livro não me decepcione assim com a leitura.


    http://dialeticaproposital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Natália!
    O livro tem sido bem controverso mesmo. Acredito que por toda divulgação feita e pela badalação, as pessoas tem ido com uma expectativa bem alta e acabaram se decepcionando.
    Quero ler para crer!!! Mas pelo que analisou em sua resenha, já tenho tendência a concordar com você porque mesmo sendo livro, tem absurdos que não dá para concordar.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  7. A Novo Conceito fez um trabalho de marketing incrível, mas, infelizmente, parece que não passa disso. Sinceramente, já não sabia se iria ler. Sua resenha me abriu ainda mais os olhos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  8. também não estou compreendendo todo o sucesso que este livro está fazendo. li o primeiro capítulo dele e não fiquei tão curiosa assim...
    confesso que estou mais curiosa pelo filme do que pelo livro, e olha que isso é difícil acontecer comigo eim :O

    ResponderExcluir
  9. Verdade, Natália! Tenho visto suspiros e mais suspiros em relação a esse livro, mas ele nunca chegou a me deixar interessado. Lendo essa sua resenha, concordo com sua opinião em relação a escolha errada que a autora deu ao desenvolvimento. Acho que o drama se encaixaria melhor. Uma pena, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Finalmente alguém dando uma opinião beeeem sincera sobre esse livro. É pra aplaudir de pé irmãos! UHASUAHSUA eu não li ainda mas penso a mesma coisa, uma pessoa ta vendo seu próprio corpo e só se preocupa com o namorado? Aaaaa faça-me o favor. Eu estaria é tentando descobrir porque raios eu sou um "fantasma". Ótima resenha Natália.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, foram pouquíssimas resenhas que eu li que não colocaram esse livro nos favoritos, mesmo depois desse banho, falando que não é nada muito surpreendente, acho que vou embarcar na leitura sem grandes expectativas, assim não me decepciono.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. Oi Natália uma pena que você não gostou. Eu já tinha lido este livro anos atrás e tinha gostado muito. Entendo a sua frustração, mas eu não tenho reclamações do livro.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  13. Oie...
    Estou começando a ficar triste!!
    Esperava tanto desse livro, ele era um dos lançamentos mais aguardados do mês e agora só tenho lido resenhas onde o livro não tenha atingido as expectativas e que o pessoal não está gostando!
    Fiquei super desanimada agora e nem sei se quero ler mais!!

    ResponderExcluir
  14. Oi NAt,

    Essa é minha leitura atual. Cheguei mais ou menos na metade e ta começando a ficar chato mesmo, não evolui. Nao é daqueles que você não consegue virar a página, muito pelo contrario, as vezes tenho vontade de passar algumas paginas adiante pra ver se o negócio pega ritmo.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que estou com altas expectativas para esse livro, mas depois da sua resenha fiquei meio preocupada, pois eu realmente esperava um drama meio sobrenatural e não um romance, ainda vou ler o livro, mas com as expectativas mais baixas.

    ResponderExcluir
  16. Se Eu Ficar tem um capa simplesmente linda e diferente
    e sem contar a historia que bem interessante li muiiitas qualidades deste livro
    em varios blogs mais nao como resenha tão bem feita com aqui estou feliz!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥