17 de setembro de 2014

Garota Exemplar por Gillian Flynn

Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572902
Ano: 2013
Páginas: 448

Classificação: 
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza , "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy , Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Amy e Nick são como qualquer casal. Se conheceram em uma festa; se apaixonaram e se casaram, mas como na maioria dos casamentos, nada é perfeito.

Amy por sua vez não é uma mulher qualquer, ou seja, uma cidadã comum. Amy é conhecida como "A Garota Exemplar" por ter sido inspiração para a enorme série escrita por seus pais - Amy Exemplar - que foi baseada nela. Com isso, além de ser conhecida internacionalmente por conta dos livros, Amy vem de uma família muito rica e por ser filha única, pode-se dizer que é até um pouco mimada. Já Nick é um homem comum, de uma família comum, além de ter sérios problemas com o seu pai. Porém, em meio a tantas diferenças eles se apaixonaram e se casaram e pode-se dizer que os primeiros anos foram só flores. Afinal, um despertava o melhor do outro e dessa forma se completavam. Porém, com o tempo, o casamento foi desgastando e as coisas passaram e não ficar tão boas assim, pois ambos começaram a perceber que na verdade não estavam sendo eles mesmos e ao se "mostrarem", perceberam que não gostavam do "eu" verdadeiro do outro e chegaram a conclusão que tudo o que haviam vivido não passou de uma grande farsa. Além de tudo isso, para piorar ainda mais a situação, ambos ficaram desempregados praticamente ao mesmo tempo, e devido a mais algumas circunstâncias, tiveram que abrir mão da boa vida que tinham em Nova Iorque e se mudaram para a cidade natal de Nick.

Então, é no dia do quinto aniversário de casamento, que Amy desaparece. Simplesmente assim... Desaparece. Na mesma manhã do desaparecimento, Nick havia ido ao bar que eles tinham e algumas horas depois recebeu uma ligação de seu vizinho dizendo que a porta de sua casa estava escancarada e que o gato dele estava do lado de fora. A principio, Nick não achou isso um grande problema, mas ao chegar em sua casa e presenciar a cena diante de si viu que algo de muito grave havia acontecido. Afinal, sua sala estava toda quebrada; o ferro de passar ainda estava ligado; além de vários outros detalhes que indicavam que algo de muito errado havia acontecido com Amy. Após procurá-la loucamente em todos os cômodos e obviamente não encontrá-la, Nick aciona a polícia e é aí que uma busca se inicia para primeiramente entender o que aconteceu com Amy e claro... Encontrá-la. Porém, com o tempo, a polícia vai coletando provas e para surpresa e desespero de Nick, todas levam a crer que foi ele quem matou Amy e sumiu com o corpo mesmo que ele alegue ser inocente. Afinal, seria ele inocente como diz ou culpado como as provas mostram? O que realmente aconteceu na manhã do desaparecimento de Amy?

Garota Exemplar é um livro que te deixa tão a flor da pele que ao terminá-lo me vi olhando para o nada pensando sobre o que havia acabado de ler. É um livro complexo, de leitura também um pouco complexa que é capaz de mexer com os seus sentimentos. Como é um livro contado em primeira pessoa tanto por Amy quanto por Nick sempre em capítulos intercalados de um e outro, é possível termos a visão de ambos sobre uma mesma situação e isso só te deixa mais confuso, pois cada um conta a sua versão e é claro que as versões são completamente diferentes. A história toda é uma grande crescente e quando você já se vê convencido de determinada situação e ponto de vista, tudo muda e você já não sabe o que pensar. Porém, mesmo com todas as reviravoltas não me vi surpresa com nenhuma delas. Entendam, se tem uma coisa que Garota Exemplar não é, é clichê. Definitivamente não. Só não me surpreendi muito com a reviravolta, mesmo sendo algo de fazer cair o queixo. Porém o final me surpreendeu e muito, pois quando eu achava que já sabia como tudo terminaria vi que estava redondamente enganada.

Garota Exemplar é diferente de tudo o que já li até hoje. O poder que toda a trama tem de mexer com o seu psicológico é muito louco e ao terminar a leitura é impossível não se sentir impactado.

Falando um pouco sobre o trabalho da Intrínseca com o livro... A diagramação e a revisão estão impecáveis, as folhas são amareladas e o tamanho da letra é agradável para a leitura.

Posso dizer que se antes de lê-lo eu já estava ansiosa pela adaptação cinematográfica, agora estou mais ainda, e já adianto para vocês: se eles realmente fizerem uma boa adaptação e forem fiéis ao livro, todos sairão impactados do cinema. Só nos resta aguardar.

15 comentários

  1. A intrínseca sempre arrasando.... tenho uma quedinha por essa editora.... até os gêneros que não curto acabo achando o livro lindo... Garota exemplar parece ser um daqueles suspenses que que você fica na agonia ate o fim... gostei bastante do intercalação dos personagens... com duas versões dos fatos... Apesar de que podemos nos sentir no meio de uma briga de casal desse jeito...

    ResponderExcluir
  2. Já li um monte de resenhas sobre esse livro e, a maioria eram positivas. Então, essa também entra na conta. Que bom que você gostou dessa trama. Adoro esses thrillers que nos deixam a flor da pele, cheio de reviravoltas interessantes e, o melhor de tudo, um final surpreendente que deixa o leitor olhando para o nada tentando colocar as ideias no lugar. Enfim, quero ler muito em breve, e também estou bem curioso pra ver essa adaptação.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. aaah, preciso ler este livro logo antes de ver o filme!!!
    parece ser ótimo mesmo, tramas neste estilo sempre me agradam, e este ai acredito que não será diferente! *-*
    adoro livros fortes assim, que mexe com o psicológico!

    ResponderExcluir
  4. Essa capa é daquelas que você não sabe bem o que esperar. Foi aquele tipo de livro que eu já deparei diversas vezes, mas nunca tive um maior interesse. Agora que sei melhor do que se trata, com certeza me interessarei mais pela leitura (ainda bem que um amigo meu tem). E ainda poderei ver o filme tendo lendo o livro. Se bem que deve ser massa ser surpreendido no cinema, hein?

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Laisy, eu tenho este livro, mas ainda não tive tempo para ler, acredita? Pois é, mais um daqueles que estão esperando a vez...
    Bom saber que o livro trás uma boa surpresa no final, com a qual não estávamos contando.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que agora, lendo a resenha, compreendi exatamente o que senti quando li o livro: impactada!
    Foi exatamente a palavra que usou Laisy,que buscava há um tempo.
    Quando comecei a ler o livro,simplesmente não conseguia parar de ler.
    E o final...
    Só lendo para entender.rs

    ResponderExcluir
  7. Olá, comecei a ler esse livro e fui obrigada a parar. Achei chato e cansativo, mas todas as pessoas dizem para eu continuar que vai melhorar, pretendo um dia conseguir lê-lo e tirar alguma coisa boa dele.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho vários amigos que falam super bem desse livro, fico me consumindo por não ter lido esse livro e agora que ele vai virar filme mais ainda, não quero ler depois que ver o filme, a capa é linda, amei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Laisy! Eu não fazia a minima ideia do que se tratava esse livro, eu tava jurando que era um romance hahaha mas agora que vi que tem todo esse suspense eu me interessei demais, fiquei curiosa. Só não gostei muito da escolha do ator pro filme mas da pra relevar.

    ResponderExcluir
  10. eu fiquei ansiosa só de ler a resenha...
    esses livros que mechem com a cabeça da gente me intrigam..
    eu gosto da sensação pós leitura, você acaba e ao mesmo tempo parece
    que ainda não acabou.. é como se você tivesse estado o tempo todo
    dentro de tudo aquilo..

    ResponderExcluir
  11. Amo, adoro livros que abalam nosso psicologico. E é óbvio que só pela resenha eu ja esto uaqui louca para saber se realmente Nick matou Amy. É muito bom quando o livro termina de uma forma que a gente nao imagina, porque o que tem de livro no mercado com finais óbvios, rss

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Desconhecia o livro! Fiquei sabendo de sua existência por causa do lançamento do filme!
    O trailer é muito bom e acho que preciso ler o livro antes de assistir o filme!
    A trama é muito boa e acho que vai prender minha atenção até o fim!

    ResponderExcluir
  13. Faz tempo que to querendo ler esse livro, me interessei bastante!
    Só vejo resenhas positivas sobre e só aumenta a minha vontade, espero ter a chance de lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  14. Sério eu cheguei muito esse livro, ou melhor os personagens e fiquei de queixo caído no final, mas posso dizer o livro é muito bom! Simplesmente amei!

    ResponderExcluir
  15. Lai, antes de falar do enredo, uma observação importante levantada por vc e que eu sempre observo é no quesito capa, diagramação e revisão. É incrível, mas a Intrínseca sempre capricha nisso e os livros dela não são caros. O que me deixa de boca aberta.
    Quanto ao enredo, achei a história genial e o fato de ela desaparecer me deixou tremendamente curiosa para saber o que aconteceu o.O
    Preciso ler para ontem.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥