20 de outubro de 2014

Não Olhe Para Trás por Jennifer L. Armentrout

Autora: Jennifer L. Armentrout
Editora: Farol Literário
ISBN: 9788582770702
Ano: 2014
Páginas: 440
Classificação: 
Samantha é uma jovem de 17 anos rica e popular que, depois de passar quatro dias desaparecida, retorna ferida e desmemoriada. A nova Samantha não se reconhece no retrato de menina má e mimada que todos à sua volta começam a pintar. E logo descobrirá que foi a última a ver Cassie, a garota com quem mantinha uma relação confusa de amizade e rivalidade e que desapareceu no mesmo dia que ela. O que aconteceu na noite fatídica em que as duas sumiram? E por que Samantha foi a única a reaparecer? Não olhe para trás é um daqueles suspenses que só paramos de ler para tentar nos antecipar à autora e descobrir qual é o mistério.

Primeiro livro lido do desafio da Bienal, e posso dizer que fiquei feliz ao perceber que não tinha jogado dinheiro fora ao comprá-lo. Não me decepcionou, e até me surpreendeu em algumas partes. O livro é em geral muito bom, e só não dei cinco estrelas por uns pequenos deslizes que irei falar nessa resenha. 

Samantha é encontrada quatro dias depois de seu desaparecimento. Descalça, ferida, com marcas de sangue pelo corpo e sem memória. A adolescente não se lembrava de absolutamente nada; Não se lembrava de seus pais, de seu irmão, de suas amigas, da escola, de sua vida. Samantha estava completamente perdida e assustada, o que ajudou no meu interesse no livro, já que ele é narrado em primeira pessoa. Vivemos a cada página a loucura que está na cabeça de Sam. 

O livro logo no início já se torna intrigante. Descobrimos que a menina é uma "patricinha" rica, a mais popular da escola, e adorava humilhar os menos favorecidos financeiramente e os que fugiam do padrão de beleza considerado bonito naquela sociedade estudantil. Através de seu irmão, Sam descobre que era essa vadia, que terminou uma amizade porque a outra menina vestiu roxo no dia errado. Piada né? Pois é, a nova Samantha começa a odiar seu antigo "eu", e passa por uma interessante mudança de personalidade que acompanhamos durante o livro todo. O que torna a obra intrigante logo no início, é que a menina sabe que tem algo errado com as amigas dela, e com sua melhor amiga desaparecida, Cassie. A própria Sam, depois de um tempo, começa a se questionar se ela realmente seria capaz de ter algo relacionado com o desaparecimento da menina, que todos diziam ser sua melhor amiga; Já que Sam fora a última a estar com Cassie antes do sumiço de ambas.

A obra se mantêm num ótimo ritmo durante todas as 440 páginas, mesclando romance com um suspense, que em algumas partes fica bem angustiante. Muitas dessas passagens de suspense se dão, pelas alucinações que Sam vem tendo desde que voltou para casa. Aos poucos a menina vai se lembrando de sua vida, de alguns amigos como Julie (Namorada de seu irmão), Carson (ex-amigo de infância, que ela passou a esnobar depois de crescidos por ele ser filho do empregado). Sam também passa a ter visões de Cassie, com a roupa que a menina desapareceu, e o fato mais intrigante de todos, alguém vem deixando bilhetes para Samantha; Bilhetes com os dizeres: '' Não olhe para trás, não gostará do que vai ver", "Não deixe ele saber '' e outros. Mas quem será que está fazendo isso com ela? Será que a pessoa sabe a verdade? Como a pessoa tem acesso a casa dela, já que um dos bilhetes foi encontrado no quarto de Sam? O livro funciona, prende sua atenção e cumpre seu papel. 

Só não dei cinco estrelas para o livro por dois motivos: Romance tosco e clichê em quantidades exageradas. Sobre o romance, achei ele tosco porque a menina está sofrendo muito, toda confusa, sem certeza de nada, se achando uma maluca e se apaixona por um menino que não é seu namorado! Tendo várias cenas bonitinhas num livro que se propõe a ser um thriller. E os clichês, apesar de não ter achado o final previsível, percebemos que eles existem e estão presentes a todo momento! História de uma patricinha, que tem dificuldade de se relacionar com sua mãe, que se acha a rainha da escola e que depois acha uma oportunidade de recomeçar, não é muito original né? Além de que o modo como a história chega no Clímax é um pouco sem graça, e a tensão final do livro durou poucas páginas. No entanto, "Não olhe para trás" é um ótimo livro, que satisfaz seu leitor!


11 comentários

  1. adoro livros assim, cheio de interrogações e, principalmente, com narrativa em primeira pessoa kkkk
    sério que o livro é tão grande assim? imaginava que ele seria pequeno :O
    acho que se o livro não tivesse esse lado romantico teria sido perfeito, até para mim hahaha
    fiquei curiosa para ler mais pelo outro lado da trama, que parece ser ótimo. espero conseguir ler ele logo! ;~~

    ResponderExcluir
  2. Gostei de todo esse mistério e suspense do livro.
    Já estou ansiosa em descobrir o que realmente aconteceu e quem está enviando os bilhetes para Sam.

    ResponderExcluir
  3. Estava com receios em relação a esse livro, mas sua resenha acabou de aumentar a minha curiosidade. Os clichês e o romance podem ter sido pontos "negativos" para você, mas devo confessar que foi o que me chamou a atenção... não sou muito fã de livros assim, mas sabendo que tem uma pegada mais leve, me interessei! rs

    Beijos
    Nica
    http://www.draftsdanica.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Diogo, por mais que você não tenha gostado dos clichês, acho que quando bem usados são ótimos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Jura que tem romance no meio disso tudo? Ai, que nada a ver! A autora podia ter focado só no suspense e na melhora de personalidade da menina. Mas tirando isso, você me deixou com muita curiosidade, quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  6. a ultima coisa que eu iria pensar é que tinha romance.. eu gostei bastante da resenha.. você não conta muito mas me deixou morta de curiosidade pra saber o que aconteceu com ela.. e com a amiga dela.. e porque ela era uma idiota .. e etc..

    ResponderExcluir
  7. Tá, okay, pensei a princípio que esse livro seria exatamente o que eu estava procurando, mistério, um pouco de ação, e alguns clichês óbvios e divertidos, até chegar no último parágrafo da sua resenha e me deparar com um, tirando uma conclusão do seu comentário que eu não deveria, romance inútil dentro da história. Antes eu ia dizer, vou ler, agora eu já não sei. ODEIO totalmente esses livros que se desprendem de sua proposta original para colocar um romance sem graça e desnecessário no meio.

    ResponderExcluir
  8. Legal que você deu o pontapé inicial no desafio da Bienal. E, o melhor de tudo, a leitura não te decepcionou. Acho que o grande achado desse livro foi a autora narrar pelo ponto de vista de uma personagem desmemoriada, e acompanhamos todos as respostas juntos com ela. Apesar de ser bem clichê, acho que deve ser uma boa leitura.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Já havia visto esse livro antes e havia me interessado por ele,,, apesar das ressalvas finais da resenha ainda continuo interessado... acho que os clichês podem ser ate bem vindos e o romance tolerado...

    ResponderExcluir
  10. Quando vi a capa desse livro pela primeira vez, me interessei bastante por ele e achava que era um suspense com uma pitada de terror sabe? kk e agora percebo que me enganei, mas mesmo assim eu ainda tenho curiosidade sobre a historia, quero saber mais sobre esse romance com suspense. Apesar do clichê exagerado, vou dar uma chance a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros de suspense, principalmente em primeira pessoa. Não conhecia esse livro e agora coloquei-o na pagina dos livros que vou ler, no skoob!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥