15 de maio de 2015

Arteza Knight e o Dragão de Obilost por L. F. Nones

Autor: L. F. Nones
Editora: Novo Século 
ISBN: 9788542804225
Ano: 2015
Páginas: 160
Classificação: 
ARTEZA KNIGHT - O jovem Arteza Knight esteve isolado em sua vila de Burglen, no interior da poderosa nação de Elderlah, por toda a sua vida. Porém, o local é saqueado e Dario, seu pai e importante protetor do lugar, parte em direção de uma suposta mina de ouro, a fim de salvar os moradores de Burglen da miséria que sucedeu o ataque. Passam-se meses e, ainda com a ausência de seu pai, as condições já precárias da vila se agravam e Arteza sente a responsabilidade de acudir a população. Intrigado pelo desaparecimento do pai, ele resolve seguir os seus passos em busca da mina de ouro. Porém, há um empecilho: para chegar ao local ele terá de atravessar a Floresta de Berlock, a qual muitos sugerem que seja o único lugar das Cinco Nações a ainda possuir criaturas místicas. Acompanhado por três amigos, o garoto embarcará em uma perigosa aventura medieval e descobrirá a razão de ninguém nunca ter voltado vivo daquela floresta.

Comecei a ler o livro, sem saber que se tratava de um livro infanto-juvenil. Quando descobri que o livro se enquadrava nessa categoria, peguei mais leve nos meus julgamentos, e mesmo assim o resultado final não me agradou nem um pouco. 

O livro conta a história de um mundo medieval. Como protagonista, temos o jovem Arteza Knight (por isso o nome do livro). Como já diz brevemente na sinopse, seu pai nunca volta da missão que ele saiu para realizar, e ajudar todos os moradores de sua vila. Esta vila está passando por terríveis momentos de miséria, pois foram saqueadas e suas riquezas levadas embora. 

Chega num momento da história, que Arteza cansa de esperar pela volta de seu pai, e decide ir atrás dele. Só que o jovem rapaz sabe que sozinho não conseguirá passar pela temida floresta de Berlock, então ele contata um amigo de seu pai, Bulba, que ficou sabendo de sua existência através de um bilhete num casaco antigo de seu pai. Então o menino decide achar esse Bulba e o convida para seguir a aventura. Bulba aceita, e ainda leva com eles sua sobrinha Spices, que é uma clériga, vulgo feiticeira.

Uma das coisas que mais me incomodou nesse livro, foi a extrema facilidade com que tudo acontece. Eles estão numa missão na floresta mais perigosa do reino deles, e todos os riscos que eles correm tentando chegar na tal mina é resolvido de uma forma muito simples: a Spices usa um feitiço e acaba com toda a graça. 
Todo o desenrolar do enredo é muito breve, cuspido ao leitor, sem muitos aprofundamentos! Ficamos com sede de informação. Noto que o autor ficou com medo de deixar o livro cansativo, e ficou colocando várias cenas de ação e luta, muitas delas sem o mínimo sentido. 

A narração é bem tranquilinha e feita para um público jovem mesmo. Em nenhum momento você fica intrigado com a história, o autor não soube aguçar a curiosidade de quem se propõe a ler sua história. Todas as informações que os personagens obtêm durante a aventura, são recebidas muito fáceis. Tem uma passagem no livro, em que simplesmente aparece uma Elfa que lhe explica todo o necessário para criar um gancho para o final do livro. Queria que as coisas tivessem sido mil vezes mais complicadas. Nem a trama principal, de saber se o pai do Arteza está realmente vivo, conseguiu manter meu interesse nessa obra. 

9 comentários

  1. Oi Diego, tudo bem?
    Meu Deus, não canso de vir aqui, é tudo tão lindo <3
    Confesso que não fiquei nem um pouco curiosa com a leitura, e achei a resenha super sincera, gosto disso!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Diego.
    É uma pena quando esse tipo de problema acontece com livros. Personagens aprofundados e tramas mais complexas são essenciais para um bom desenvolvimento da obra. Até mesmo para livros juvenis.
    A premissa até tinha me chamado a atenção, mas a sua resenha me desanimou a ler a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Puts! "Cuspido ao leitor"
    Não me interessou este livro assim que olhei a nota kkkkk a resenha só me ajudou a chegar a conclusão

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro livros voltados para o público jovem, mas esse não me atraiu. Detesto quando tudo é resolvido de forma simples demais, perde toda a graça da narrativa. Esse eu vou passar.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho medo de algumas propostas de livros para o público infanto-juvenil. As vezes se quer simplificar a linguagem para facilitar a leitura, mas no fim acaba indo tudo por água abaixo, pois eventualmente é bem tênue a linha que separa a linguagem simples e o subestimar o público alvo... quem ainda não é tão habilidoso nisso acaba perdendo profundidade e plasticidade da história. Pela sua resenha acho que o problema foi exatamente esse. Provavelmente também não vou ler esse livro, mas ainda assim parece uma ideia bem legal, a sinopse vende bem o livro ;D

    ResponderExcluir
  6. OI Diego! No começo estava animada pelo livro ser uma aventura meio medieval, mas logo me decepcionei pela estória não ter sido desenvolvida.
    Olho muitos os detalhes nos livros, e já vi que esse não iria me agradar. Além de o autor ter sido muito breve nas guerras e as ter resolvido com tamanha facilidade.
    É triste saber que histórias assim estão sendo pouco trabalhadas por conta do medo do autor ou outras coisas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Diego!
    Para um livro infanto juvenil, o nome é bem complicado, né?
    O bom é que fantasia, traz diversão e dá para embarcar nas aventuras e mesmo que tudo sse resolva de maneira fácil, ainda sim achei um bom livro.
    Desejo uma ótima semana!!
    “Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.” (Confúcio)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É uma pena que a história não tenha sido bem desenvolvida, por mais que tivesse tudo para ser ótima. Ainda bem que você fez essa resenha, porque senão seria até capaz que eu me aventurasse com o livro. Mas agora já sei que esse é para passar e ficar bem longe.

    ResponderExcluir
  9. Eu até que gosto de livro infanto-juvenil, mas não gosto muito desse estilo, acho que é mais para adolescentes mesmo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥