4 de maio de 2015

Perdidas News: Uma nova forma de livro interativo?

No mês passado eu fiz um postagem onde mostrava a vocês que os livros interativos haviam deixado de ser coisa de criança e passaram a ser muito apreciados pelos adultos
Pois bem...
Eis que hoje eu trago para vocês mais uma versão de livro interativo que pode se tornar uma revolução no mercado.
Já imaginou se a história que você esta lendo mudasse de acordo com o local em que você está? Muita loucura? Eu acho que não... inclusive isso já existe!

Na semana passada o site Blue Bus, que é especializado em notícias relacionadas a marketing e publicidade, divulgou o Trip Book Smiles, lançado pela empresa Smile.
Segue o post deles com a explicação de como funciona o livro.

O Smiles está lançando hoje um livro em que a história muda de acordo com o lugar do mundo onde o leitor está. O Trip Book Smiles é o motivo nº 239 da campanha “365 motivos para sorrir”, que celebra o aniversário de 20 anos do programa. Para essa açao, a FCB Brasil desenvolveu um equipamento que identifica onde o leitor está por meio de geolocalizaçao. A história do livro sempre se passa na cidade em que o leitor está, e se ele viajar durante a leitura, o enredo muda e os personagens vivenciam as experiências nestes lugares.
A 1ª ediçao do Trip Book foi escrita por Marcelo Rubens Paiva – conta as aventuras de viagem de Theo e Maria Manoela, casal na faixa dos 40 anos que mora em Sao Paulo e decide dar um tempo nas obrigaçoes fazendo uma viagem para a mesma cidade onde passaram a 1ª lua-de-mel, décadas antes. A partir daí o destino do romance muda para onde o leitor estiver. A história é a mesma, o casal é o mesmo, a trama é a mesma – apenas as referências dos lugares em que a história se passa mudam, como lojas, parques, ruas, museus e pontos turísticos. Por enquanto estao disponíveis as versoes para Nova Iorque, Paris, Rio de Janeiro, Lisboa, Roma e Buenos Aires. O aplicativo do Trip Book Smiles pode ser baixado aqui para Android e em breve também para iOS.

Vocês conseguem imaginar as possibilidades que esse aplicativo abre para o mercado editorial em geral?

Você esta lendo um livro no Rio de Janeiro, e ao passar por um determinado local o livro pode mudar o cenário dos personagens para se adequar ao local em que você está. Isso aproxima o leitor da história, pois é muito mais fácil se identificar com lugares que você passa todos os dias.
Ok. Tira um pouco a mágica de "viajar sem sair do lugar" que leituras em cidades diferentes trazem, mas não deixa de ser uma novidade interessante, não é?

Ao que parece os livros interativos vieram pra ficar galera... eu acho que isso não é uma onda como foram os livros hots, por exemplo.
Se pararmos pra pensar, o número de leitores que utilizam algum leitor digital para lerem vem crescendo, assim como a venda de ebook. E isso é comprovado através de pesquisas!
A geração atual, conhecida como geração Y, já nasce usando essas plataformas, então é natural que eles apreciem a integração do ebook com a interatividade que os leitores digitais podem vir a ter em um futuro muito próximo. Livros como "The Pointless Book" são um exemplo de como a interatividade pode passar a ser integrada a todos os livros através de um QR Code, onde ao final do livro você poderia pegar o seu celular ou tablet/leitor digital e assistir um vídeo exclusivo do autor lhe agradecendo por ter lido o livro dele por exemplo.

Senhoras e senhores...
Estamos vendo o futuro da literatura e não estamos nos dando conta da mudança. Salvem este post. Daqui há 5... talvez no máximo 10 anos, vocês irão lembrar deste post e falar: "A Natália estava certa."
E vocês? O que acham dessas mudanças que eu prevejo (sem bola de cristal! rsrsrs) e da notícia do livro interativo com geolocalização?

9 comentários

  1. Oi Natália!
    Quanta evolução mesmo! Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas gostei muito da ideia do livro mudar conforme o lugar em que você está, é uma pena que anda não funcione em todas as cidades...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tá legal. Pode parar. Cada dia aparece uma coisa nova e muito mais surpreendente. A ideia é genial! Acho que isso iria intensificar amplamente a ideia de estar dentro do livro, acompanhando a história de forma cada vez mais próxima. Já imaginou você poder viajar com os personagens não só na sua imaginação, que já é suficientemente incrível, mas acompanhá-los fisicamente? Gostei muito disso. Alias, nesse caso não é só você que acompanha a história ela, literalmente, acompanha seus passos. E muito obrigada por trazer essas novidades aqui Natália! >.<

    ResponderExcluir
  3. Xentee! Tô passada! :O
    Eu amei a ideia!! Quero pra mim. #partiuParis haha

    Abraços!
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Natalia.
    O Marcos não está mais aqui, ele está desmaiado. kkk
    Que ideia genial é esse, gente!? Não tinha imaginado algo assim. Achei incrível! Isso leva a um envolvimento ainda maior com o livro.
    Sem dúvidas os livros interativos vieram para ficar!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nat! Achei super bacana essa nova ideia. O modo como ela foi desenvolvida para os lugares da estoria estarem de acordo com os lugares que os leitores estão, é bastante interativo, e acho que você ta certa em, é um pequeno paço para essa nova geração, para as pessoas ficarem mais ligadas aos diversos lugares a sua volta. Tenho que dizer que seria uma experiência super interessante para se passar! Amei <3
    Beijoss...

    ResponderExcluir
  6. A ideia é bem inovadora
    Mas se bem que nem todo mundo pode viajar sem o money que está cada vez mais difícil de ganhar :(

    ResponderExcluir
  7. Natália!
    Realmente revolucionária.
    Fique encantada.
    Já achava os livros interativos muito criativos e esse agora foi demais.

    Desejo uma semana de concretizações pessoais!
    "Nada levamos.Nada guardamos. Somente teus bens espirituais permanecem."(Maria Tereza costa lira.)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É uma ideia inovadora e com certeza você está certa. Só que eu sou dá geração antiga, que prefere ler com o livro físico, então provavelmente vou demorar para me adaptar a esse nova forma de livro, por mais genial que ela seja. De qualquer modo, só prova que os livros interativos estão ganhando mais espaço a cada dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Bom, ainda não conhecia esses livros interativos, mas gostei e espero que possa crescer e que tenha a boa aprovação de todos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥