28 de maio de 2015

Se Joga! por Nancy Levin

Autora: Nancy Levin
ISBN-13: 9788545200192
Ano: 2015 
Páginas: 192
Classificação: 
Você não está feliz com os rumos que sua vida tem tomado e está deixando seus sonhos de lado. Sente-se num beco sem saída. E está errado! Existe uma nova rota. Só precisa fazer uma escolha – e esta é a coisa mais difícil pela qual já teve de passar. Falta coragem? Então este livro vai ajudá-lo. Nancy Levin teve de suportar uma grande dor, e sobreviveu! Sua superação aconteceu por meio do método que agora ela compartilha com você. São dez passos para se jogar em direção ao que sempre desejou, e finalmente realizar o que seu coração tanto lhe pede. Essa é uma jornada de aceitação e verdade para que você consiga visualizar-se livre. Ao fazer sua escolha, terá clareza sobre seus limites, as pessoas certas ao seu lado e autodomínio para ir aonde quiser. Quando estiver pronto, saltará. E não estará sozinho! Este livro o acompanhará para que consiga lidar com as consequências da mudança e tenha uma transição suave. Por fim, o grande trunfo: dizer sim. Para você. Para sua vida. Para seus sonhos.

O que me chamou a atenção neste livro foi o subtítulo: diga sim para os seus sonhos e assuma o controle da sua vida.

Sabe quando em determinado momento da sua vida você sente que tem algo errado? Que você não esta vivendo a sua vida como você imaginava que seria quando era jovem?
(não que eu seja exatamente velha, já que nem cheguei aos 30 ainda, mas...)

Pois bem, eu tinha vários sonhos quando estava na faculdade. Entre eles sair do país e montar meu próprio negócio (um pub ou uma agência de publicidade/assessoria de imprensa), mas aí veio a vida e eu acabei me vendo presa em um trabalho que eu acabei caindo de paraquedas, mas que se tornou minha fonte de renda e principal fonte da minha família.
Por isso, enquanto minhas amigas todas iam passar o Carnaval em outros estados, pegando geral, conhecendo novos lugares, culturas e pessoas... eu estava trabalhando em esquema de plantão, pois uma emissora de tv não para durante o Carnaval.
Na verdade, acabei nos últimos 10 anos não tendo vida social, pois sempre estou trabalhando nos feriados (Natal, Carnaval, Copa do Mundo) e eventos familiares e de amigos foram deixados em segundo plano.
Com isso, tenho a impressão de que venho desperdiçando minha vida só trabalhando e, pior, com algo que eu não amo.
Eu amo livros. Eu amo animais. Eu amo comer. E eu amo produzir conteúdo. E eu não faço nada disso no meu trabalho atual.
Entenderam por que o subtítulo me chamou tanto a atenção?

Quando comecei a ler este livro, a autora ganhou o meu respeito logo de cara com isso:

" Muitas vezes, os livros terminam no ponto em que você é solicitado a mudar, assim, deixando de ajuda-lo a lidar com as consequências."

O que é totalmente verdade!
A grande maioria dos livros de autoajuda te incentivam a ir lá... fazer a mudança, mas quando você chega nos finalmente! Ele acaba.
Esse é o grande diferencial deste livro.
Ela percorre todo o caminho com você, lhe mostrando o problema, te motivando a tomar coragem para mudar sua situação, te levando até o momento crucial onde você precisa tomar a decisão, mas ela prossegue. Ela lhe mostra que mesmo depois de você "se jogar" você ainda vai encontrar resistência para voltar; que você precisará aprender a se readaptar a sua nova vida com coisas práticas, como por exemplo, no caso dela com uma nova casa; que você pode se sentir sozinha em alguns momentos e esta tudo bem pedir ajuda para passar por essa mudança; entre outras coisas...

O livro é divido em 10 passos, onde a cada passo ela vai propondo uma série de exercícios, onde você deve escrever no próprio livro mesmo os seus pensamentos. É como uma sessão de terapia, onde seu terapeuta lhe joga uma pergunta e manda você pensar sobre aquilo. Ela faz exatamente isso, só que manda você escrever.

"Devemos estar dispostos a abandonar a vida que planejamos para que possamos ter a vida que esta nos esperando." - pág 67

Eu descobri outras coisas bem interessantes nesse livro, como por exemplo o Enegrama da Personalidade e, outras bem bizarras, como (pasmem) a meditação orgástica. O.o
Gente...
O capítulo que ela explica a experiência dela com essa nova "meditação" foi o mais engraçado!

Mas se o livro tem um diferencial dos outros livros de autoajuda e ainda te apresentou algumas coisas que você não conhecia, por que só três estrelas?
Por mais que eu tenha achado os 10 passos válidos, eu não consegui me conectar com a filosofia, sabe? Sinceramente? Acho que o problema sou eu. De todo coração.
Ela fala sobre os passos e usa o exemplo do problema dela para exemplificar, no caso, um divórcio. Eu deveria conseguir pegar o que ela aprendeu e me exemplificou com o divórcio, e absorver para o meu problema, mas eu não consegui.
=(
Por isso eu tenho certeza que o problema não é com o livro, mas sim comigo.

Quanto a leitura, ela é super fácil, com a autora conversando diretamente com o leitor o tempo inteiro e foi super rápida, pois o livro é bem fininho.
Valeu à pena a leitura.



7 comentários

  1. Até hoje o único livro de auto ajuda com que me identifiquei foi "As cinco pessoas que você encontra no céu", e isso sem buscar interpretações mais profundas nem nada, só por ler uma boa história mesmo. Não tenho muita paciência com a linguagem desses livros.. então por melhor que seja prefiro não me aproximar tanto assim. Vou passar esse tá, Natalia? ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Nat, tudo bom?
    Essa capa realmente chama a atenção (e o subtítulo me deixaria curiosa tbm), mas depois de ler a tua resenha e descobrir um pouquinho mais sobre o livro, não sei se leria, tenho uma infinidade de livros para ler e esse n seria uma futura opção :/
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nathalia.
    Não leio autoajuda, mas achei interessante esse livro. Principalmente porque ele apresenta fatos novos, como o Enegrama da Personalidade, que eu nunca tinha ouvido falar, mas me pareceu útil. Dei até uma lida sobre em uns três sites. rs
    Acho que daria uma chance a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nat! Acho super interessante livros de auto-ajuda, essa conversa aberta de autor para leitor é muito bacana. O título também tem tudo a ver com o livro, com esse negócio de abrir a mente, enfrentar seus desafios.
    Já li alguns livros de auto-ajuda e esse conseguiu chamar toda a minha atenção :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do livro e da capa, quero ler esse livro, pois ele não parece ser de auto ajuda, por isso me deu curiosidade.

    ResponderExcluir
  6. Natália!
    Sempre bom poder ter uma orientação para resolução de qualquer problema que nos aflige. O mais difícil é a mudança, a ação para que a situação mude. Estamos tão acomodados que a mudança causa medo e nos paralisa, talvez por isso ache que o problema é com você...mas veja, ainda é jovem e pode implementar seus sonhos e realizá-los... Não é fácil, porém é possível de acontecer e tomara que aconteça.
    Gostaria de fazer a leitura desse livro.
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Livros de auto ajuda nunca me atrairam tanto, mas como esse parece diferente justamente por não acabar no ponto chave, acho que vou me arriscar a ler. Já vi uma outra resenha que também fala super bem, então agora sim estou interessada. Não é a minha praia, mas me arriscarei.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥